Palavra do Leitor Titulo
Tempo de investir na Educação Infantil

Novos recursos tecnológicos? Primeiramente, para os alunos...

Por Dgabc
08/08/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Novos recursos tecnológicos? Primeiramente, para os alunos mais velhos. Laboratórios de ciências sofisticados? Melhor priorizar o Ensino Médio. Formação de professores? Ah! Formaremos inicialmente os professores especialistas... Ao longo do tempo, as escolas geralmente focaram os principais investimentos nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Isso ocorre por diversas razões, entre elas, pela crença de que o trabalho pedagógico nesses segmentos é mais complexo e que há demanda mais clara das famílias e da sociedade por qualidade de ensino.

Entretanto, é muito importante rever essas ideias. Os avanços da ciência e da pedagogia vêm mostrando que é essencial concentrar esforços também na educação de crianças. A escola de Educação Infantil é, muitas vezes, o primeiro espaço público com o qual os pequenos entram em contato. É nesse palco privilegiado da vida coletiva que eles se encontram com o conhecimento elaborado. Dele se espera que eles se apropriem em movimento contínuo e se exercitem como pessoas do mundo.

É nesse espaço público que se pode valorizar a construção de repertório, o desenvolvimento do pensamento lógico e a formação de valores e atitudes positivas, entre outras possibilidades que terão impacto para sempre. A educação escolar é longo processo que se fundamenta na diversidade de experiências culturais, educativas, intelectuais e sociais durante toda a vida escolar de uma criança.

Ainda que os argumentos pedagógicos não sejam suficientes para a reflexão a respeito da importância de maiores investimentos na educação de crianças, pode-se pensar no atendimento às expectativas das famílias. Com as tendências de estabilização ou queda das taxas demográficas e o aumento da concorrência, elas vêm buscando projetos de Educação ‘mais completa e abrangente' para seus filhos desde o primeiro momento. Então, os pais ou responsáveis pelas crianças procuram escolas já de olho em seus futuros: se confiarem no projeto, permanecem; se não estiverem convencidos, partem para aquelas escolas que oferecem propostas mais consistentes.

Para que se construa Educação de qualidade, é urgente superar o nosso olhar ‘adultocêntrico'. É também urgente estabelecer coerência entre o que consta nos documentos oficiais e o que se realiza no ambiente escolar, assim como acreditar na importância do investimento - humano e material - nas escolas de Educação Infantil.

Anita Adas é pedagoga, mestre em Educação escolar e coordenadora pedagógica.

PALAVRA DO LEITOR

Arthur Zanetti

Acordei na manhã de ontem, dia do padroeiro de São Caetano, com uma grande notícia: Arthur Zanetti ganhou a medalha de ouro na prova ginástica de argolas da Olimpíada de Londres. É prova do trabalho vitorioso feito na cidade! Por isso que amo São Caetano. Tenho orgulho de viver na cidade. Parabéns, São Caetano!

Fernando Zucatelli, São Caetano

Ciclovia

Sou morador de Mauá e usuário de bicicleta como meio de transporte para me locomover até o trabalho, assim como tantos outros. Quero, através deste Diário, reclamar sobre minha dificuldade e de muitos outros ciclistas que usam todos os dias a Avenida Barão de Mauá, pois foram feitas mudanças no asfalto e pintura na pista pela Secretaria de Mobilidade de Transporte da Prefeitura. Remarcaram as faixas, criando corredor de ônibus e uma terceira faixa na altura do número 1.691 para carros e esqueceram de deixar uma ciclovia para os ciclistas! Assim, ficou difícil trafegar pela guia, pois as faixas estão muito estreitas. Deixaram de observar a lei número 12.587, sancionada em janeiro de 2012. Pois em Mauá está um dos maiores bicicletário do Estado de São Paulo.

Eugênio Oliveira da Silva, Mauá

Propaganda

Em Mauá, além de cavaletes nas calçadas atrapalhando os pedestres, há cavaletes nas divisórias das ruas e avenidas tirando a visão dos motoristas. Precisamos urgentemente acabar com esse tipo de propaganda, que só serve para sujar a cidade. E fica a pergunta: quem é o responsavel por fiscalizar?

Antônio Marcos Costa, Mauá

São Caetano

Tudo que a Prefeitura de São Caetano diz sobre Segurança é maravilhoso no papel. Na prática, porém, a realidade é outra. Por exemplo: no quarteirão da Alameda Cassaquera, entre as ruas Oriente e Tapajós, bairro Barcelona, somente neste ano, foram roubados três veículos, sendo o último caso de assalto à mão armada. Quando a base da Guarda Municipal localizava-se no bairro Santa Maria víamos constantemente viaturas passando, a caminho do Centro. Agora que a base mudou-se para próximo da Prefeitura, dificilmente observamos viatura em nosso bairro. O que vemos são esses fatos ocorrendo, e providência nenhuma sendo tomada. Peço aos candidatos a prefeito de São Caetano atenção especial à Segurança e que façam o efetivo da Guarda Municipal trabalhar e não só ficar passeando pela cidade.

José Roberto Tonetti, São Caetano

Tarifa

Como se a passagem dos transportes coletivos já não estivesse absurdo de cara, o governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Diadema, resolveu tarifar a integração no Terminal da EMTU de Diadema. E o pretexto das administrações, para tamanho ato insano, é que a integração livre está trazendo prejuízo para os cofres públicos. Que justificativa mais patética por parte desses governantes sem noção. Aliás, é sempre assim; tudo que ajuda a população e/ou que traz um pouco de benefício aos cidadãos é caro ou traz prejuízo. E nós, que ajudamos a criar a EMTU com nosso sangue, suor e lágrimas, temos que pagar pela incompetência e falta de planejamento das administrações do Estado e de Diadema e perderemos pequeno benefício, que vigorava há mais de 20 anos.

William Borges, Santo André 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;