Setecidades Titulo Carnaval
Sem desfiles oficiais, região aposta nos bloquinhos de rua

Situação financeira das sete cidades impede Carnaval tradicional pelo segundo ano consecutivo; quatro cidades organizam festas populares

Por Bia Moço
Especial para o Diário
03/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 Embora o Carnaval seja celebrado oficialmente apenas no dia 13, os festejos começam neste fim de semana em ao menos quatro cidades da região. Tendo em vista o fracasso na realização de desfiles oficiais pelo segundo ano consecutivo, as administrações investiram no reforço dos tradicionais eventos de rua. Santo André, São Bernardo, São Caetano e Ribeirão Pires apostam nos bloquinhos e marchinhas, além de oficinas e concursos de fantasia, para entreter a população.

De acordo com a justificativa das sete cidades do Grande ABC, a situação financeira das administrações não permitiu que as prefeituras encabeçassem desfiles a escolas de samba. Em 2016, a festa só foi realizada de forma oficial em Santo André e São Bernardo. Mauá não assiste às apresentações desde 2015. Nas três cidades, agremiações oficiais ainda confiam em apresentações tímidas, apenas para que a tradição seja mantida.

“Há discriminação forte com nossos costumes. Passamos o ano todo tentando conversar com os gestores, sem sucesso. A escola de samba paga costureiros, serralheiros, carnavalescos”, lamenta a presidente da Uesma (União das Escolas de Mauá) e da Liga das Ligas das Escolas de Samba do ABCDM, Meire Terezinha da Silva. Apesar da frustração, ela destaca que seguem as tratativas para viabilizar a festa no próximo ano.

BLOCOS

Sem desfiles de escolas de samba, blocos carnavalescos ganham força. Em Santo André, por exemplo, dois grupos realizaram eventos ontem à noite. Bloco Beco do Conforto e Banda Concentra, Mas Não Sai animaram o Centro da cidade.

A programação continua hoje, com o Carna-Museu, em Santo André. O evento homenageará os 100 anos da Banda Lira (veja arte abaixo), a partir das 16h. São Bernardo também terá desfile de três blocos. A administração oferece apoio ao trânsito e Segurança Pública.

Em Diadema, Mauá e Rio Grande da Serra não há programação para o Carnaval.

CAPITAL

Com mais de 180 blocos neste fim de semana, começa hoje o calendário oficial de Carnaval de São Paulo. Para os que esperam multidões e clima de paquera, as apostas são o Bicho Maluco Beleza, do pernambucano Alceu Valença, com concentração às 13h no Obelisco do Ibirapuera, e o já clássico e famoso Monobloco, às 14h de amanhã no mesmo local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;