Internacional Titulo
Especialistas lançam livro que orienta vítimas de tortura
Do Diário do Grande ABC
29/03/2000 | 11:39
Compartilhar notícia


As vítimas de torturas contam, a partir de agora, com um manual de orientaçao sobre como denunciar seus agressores. O livro com 160 páginas, foi elaborado por especialistas da Universidade de Essex, em Londres, e inclui conselhos sobre como juntar provas e ilustraçoes sobre atos de brutalidade, como aplicaçao de choques elétricos.

"Permitirá aos grupos de defensores dos Direitos Humanos ter um guia prático e a informaçao necessária para apresentar um testemunho de tortura", afirmou o secretário do Interior, Robin Cook. O manual foi financiado pelo governo trabalhista, como parte de uma campanha contra a tortura.

Organizaçoes de direitos humanos elogiaram a ediçao do livro, que nao identifica os governos acusados de violar direitos humanos. "Pode ser uma maneira de salvar vidas", afirmou Eric Sottas, diretor da Organizaçao Mundial contra a Tortura. O manual será traduzido para o francês, espanhol, russo e árabe e será distribuído em embaixadas britânicas do mundo todo. O custo do livro foi de US$ 237 mil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;