Memória Titulo
O que nos ensina o Ouro Verde no seu ano 60

Hoje é o aniversário do Ouro Verde Popular Futebol Clube, do bairro Santa Terezinha, em Santo André. São 60 anos de história, já que o clube...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
05/02/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Hoje é o aniversário do Ouro Verde Popular Futebol Clube, do bairro Santa Terezinha, em Santo André. São 60 anos de história, já que o clube foi fundado em 5 de fevereiro de 1950 e jamais deixou de atuar: do conjunto residencial da Fundação Casas Populares do bairro para toda Santo André e Grande ABC.

O Ouro Verde é simples e organizado, com ótimos presidentes. João Bueno, o primeiro; Wigand Rodrigues dos Santos, o presidente eterno; Haroldo José, o grande cantor brasileiro - sucesso nacional e internacional com Tango Triste, e hoje o sócio número 1; aos 89 anos, Haroldo José permanece fiel ao bairro e ao clube.

José Luiz Gomes é o atual presidente e ele faz algumas leituras interessantes. O Ouro Verde permanece ligado ao futebol de campo, que marcou suas origens, ao futebol de salão, aos esportes náuticos; só trocou a malha pela bocha.

O convênio que foi assinado em 1965 com a Prefeitura foi respeitado por todos os prefeitos de Santo André, de Fioravante Zampol a Aidan Ravin.

Pelo menos um governador de Estado esteve no clube, Paulo Egydio Martins, na inauguração do centro esportivo, em 1976.

As escolinhas esportivas e o ensino infantil são mantidos e incentivados.

E o samba está incorporado ao Ouro Verde, que abriga e divide espaço com a Tradição de Ouro, da primeira presidente, Esterlita dos Santos, ao presidente atual, Luiz Roberto Brito Gomes.

CELEBRAÇÃO

Os 60 anos do Ouro Verde terão festa hoje à noite, com recepção aos antigos e roda de samba pela Tradição de Ouro, em preparação ao Carnaval 2010.

AMANHÃ EM MEMÓRIA

Os jovens do Ouro Verde ganham mais uma taça. E fazem a festa nas Casas Populares.

Nasce um Museu

(Os passos que levaram à criação do Museu de São Caetano há 50 anos, conforme pesquisa do professor Oscar Garbelotto).

Em 5 de fevereiro de 1960, há 50 anos exatos, o prefeito Oswaldo Samuel Massei homologava o resultado de concurso público que escolheu o jovem José de Souza Martins como o primeiro encarregado do Museu de São Caetano. Determinava, o prefeito, que Martins fosse contratado a partir de 8 de fevereiro de 1960. Na prática, nascia o museu; mas a inauguração oficial demoraria alguns meses mais, como se verá nesta resenha.

Trabalhadores

Nascem em 5 de fevereiro:

1 - Simão R. da Silva. 1911. Natural de Itu. Servente da Rhodia Química. Residência: Rua Rio Grande do Norte, 91, Santa Terezinha, Santo André.

2 - José Benedito Vicente. 1926. Natural de Santo André. Ajudante mecânico da Rhodia Química. Residência: Rua das Goiabeiras, 751, Santo André.

FONTE: Primeiro livro de registro geral dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

EM 5 DE FEVEREIRO DE...

1970 - Tragédia na Via Anchieta, com 10 mortos e três feridos em dois acidentes.

HOJE

Dia do Datiloscopista.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 5 de fevereiro de 1980

Manchete - Figueiredo (presidente da República) exalta a necessidade de união do Terceiro Mundo

Santo André - Intransitáveis as ruas de Vila Lutécia.

Editorial - Contra as enchentes, vale plano de ação.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Novas medidas de combate à inflação.

Carnaval 80 - Máscaras em Ribeirão Pires, quatro escolas de samba em Mauá, decoração lembra o zodíaco na Avenida Faria Lima em São Bernardo, Rei Momo decora a Avenida Dom Pedro II em Santo André.

Futebol - Corinthians vence o primeiro jogo da decisão frente a Ponte Preta: 1 a 0, gol de Palhinha.

SANTOS DO DIA

Adelaide de Vilich, Águeda e Genuíno.

Águeda ou Ágata (na estampa) é uma das mais conhecidas mártires dos primeiros séculos do cristianismo. Faleceu em Catania, na Sicília, Itália, em 251.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;