Internacional Titulo
Fidel conversa sobre sua saúde com Chávez em programa
Por Da AFP
28/02/2007 | 10:16
Compartilhar notícia


O presidente cubano, Fidel Castro, conversou na terça-feira durante um longo tempo por telefone com seu colega venezuelano Hugo Chávez. O bate-papo foi durante o programa de rádio ‘Alô, Presidente’, e revelou que está cada vez com "mais energia".

Foi sua primeira intervenção pública ao vivo desde a hospitalização em julho passado. "Ilustre e querido amigo, como está você?" - perguntou Fidel a Chávez, amigo pessoal e aliado político. "Que alegria poder ouvir sua voz e saber que você está bem", respondeu o venezuelano.

"Estou ouvindo aqui (em Cuba) o 'Alô, Presidente', todos os dados que tem informado, e me parece muito boa à argumentação sobre o crescimento do PIB", comentou o líder cubano.

Sobre sua saúde, se mostrou otimista. "Estou ganhando terreno, me sinto com mais energia, com mais força e mais tempo para estudar. Voltei a ser um estudante", revelou o "Comandante" no telefonema.

Os dois líderes conversaram durante 25 minutos e o bate-papo foi transmitido ao vivo por todas as emissoras venezuelanas. "Estamos muito felizes por te ouvir e saber de tua recuperação, continue se recuperando", afirmou Chávez.

O chefe de Estado cubano foi operado em julho passado e teve de passar o comando do país para seu irmão Raúl Castro em seu período de convalescença. "Ganharemos a batalha pela vida, Fidel, obrigado por tua ligação", afirmou ainda o presidente venezuelano.

Além de comentar a evolução da saúde de Fidel, 80 anos, os dois trocaram opiniões sobre vários temas, como política internacional, mudança climática e a situação interna na Venezuela.

"Estou a par dos perigos de guerras, perigos climáticos, perigos alimentares, porque, como você bem recordou, há milhões de pessoas passando fome", afirmou Fidel, que enviou uma mensagem ao povo cubano.

"Peço a todos que tenham paciência, calma e alegria. Todos devem estar tranqüilos, porque nosso país segue em frente", completou Fidel, que agradeceu a Chávez por sua amizade. Os dois líderes encerraram o telefonema com a emblemática frase: "Até a vitória sempre, venceremos".

Fidel foi visto pela última vez em um vídeo exibido pela televisão cubana em 30 de janeiro passado, no qual apresentava um aspecto melhor do que em outras imagens transmitidas em 28 de outubro, que o mostravam enfraquecido, em plena convalescença.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;