Internacional Titulo
1ª cúpula da UE e Africa tem interesses distintos
Por Do Diário do Grande ABC
30/03/2000 | 11:25
Compartilhar notícia


A primeira cúpula entre a Uniao Européia e a Africa, marcada para 3 e 4 de abril no Cairo, vai discutir os assuntos políticos que interessam à UE e os problemas econômicos da Africa.

Um total de 52 países africanos participam do encontro de chefes de Estado e de governo, com as presenças, entre outras, do presidente argelino e da Organizaçao para a Uniao Africana (OUA), Abdelaziz Buteflika, e do presidente do Estado anfitriao, Hosni Mubarak, além do presidente do Conselho Europeu, António Guterres, e da Comissao, Romano Prodi, e ainda do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, como observador.

As duas partes levam para o encontro interesses bem distintos, a UE quer dar uma nova dimensao estratégica a suas relaçoes com a Africa, procurando abrir novas parcerias comerciais e tratando de assuntos como democracia e direitos humanos, prevençao de guerras e saúde, principalmente a luta contra a AIDS.

A Africa pretende insistir na questao econômica, pedindo principalmente o perdao total ou parcial da dívida externa para alguns países e a anulaçao dos débitos para os Estados incluídos na iniciativa Países Pobres Altamente Endividados (PPAE), entre eles Moçambique, Uganda, Burkina Faso, Costa do Marfim e Mali. A dívida total africana está estimada em cerca de US$ 350 bilhoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;