Nacional Titulo
Anatel garante ressarcimento da Telemar-Rio
Por Do Diário do Grande ABC
03/08/1999 | 17:58
Compartilhar notícia


O diretor-geral da Agência Nacional de Telecomunicaçoes (Anatel), Renato Guerreiro, afirmou nesta terça-feira que a operadora Telemar-Rio terá de ressarcir os assinantes que tiveram os serviços de telefonia interrompidos em conseqüência do incêndio que destruiu, no domingo, a central Alvorada, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade.

Segundo a determinaçao, as pessoas prejudicadas deverao receber da empresa um crédito na conta de setembro. O cálculo será feito pelo valor médio de duraçao das ligaçoes residenciais e comerciais, de acordo com o número de dias em que o serviço foi interrompido.

"Essa providência foi tomada para a reparaçao do desconforto vivido pelo assinante, e caso fique comprovado algum tipo de falta de açao atribuída à empresa, ela será multada e vai sofrer processo de sançao", disse Guerreiro. A Anatel já determinou que a Telemar entregue até segunda-feira um relatório detalhado sobre o problema. A avaliaçao, no entanto, depende do resultado da perícia que continua sendo feita no local do incêndio pelo Corpo de Bombeiros e por técnicos da Defesa Civil do município.

Pelos menos 19 mil linhas da Barra da Tijuca foram destruídas pelo incêndio e outras 40 mil da Barra, de Sao Conrado, do Recreio do Bandeirantes e de Vargem Grande apresentaram deficiência por utilizarem a rota da central Alvorada, segundo informaçoes da Telemar. Telefones de outros bairros da cidade, supostamente nao afetados, também apresentam problemas. Está mantido pela empresa o prazo para a normalizaçao total do sistema, que agora é de 14 dias.

Taxas - O presidente da Telemar, Manoel Horácio, anunciou nesta terça-feira que nao serao cobradas dos clientes afetados taxas de assinatura e de serviços referentes ao mês de agosto. A empresa, que montou 30 pontos no bairro para a disponibilizaçao de aparelhos celulares, afirma já ter distribuído cerca de 5 mil desses telefones para assinantes prejudicados. Segundo Horácio, todas as instituiçoes públicas credenciadas da Barra da Tijuca - Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Hospital Lourenço Jorge e Subprefeitura - já estao equipadas com aparelhos celulares.

O presidente da Telemar disse nao acreditar que o incêndio tenha sido criminoso. Informaçoes preliminares indicam que o fogo começou no 1º andar do prédio. Segundo Horácio, os aparelhos instalados na central Alvorada estao avaliados em R$ 50 milhoes - valor do seguro feito pela empresa. Ele nao soube informar o custo do pagamento de créditos e da isençao de taxas. "Com esse trabalho, vamos mostrar a eficiência técnica da companhia e nosso respeito ao consumidor". Estava previsto para o fim da tarde desta terça-feira o restabelecimento da comunicaçao dos 2.100 terminais do Barrashopping.

Concorrência - A Embratel, concorrente da Telemar no serviço de ligaçoes de longa distância, está oferecendo, desde esta terça-feira, 60 linhas para que os assinantes afetados possam fazer ligaçoes DDD e DDI gratuitamente, no Shopping Downtown, na Barra. O Procon-RJ montou um posto no estacionamento de um supermercado do bairro para atender consumidores que possam ter tido algum tipo de prejuízo com a interrupçao das linhas da Telemar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;