Economia Titulo
Cade quer coibir abusos da indústria farmacêutica
Por Do Diário do Grande ABC
27/01/2000 | 10:10
Compartilhar notícia


O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Gesner Oliveira, disse nesta quinta-feira, em entrevista ao programa "Bom Dia, Brasil", da TV Globo, que é possível coibir os abusos da indústria farmacêutica que em alguns medicamentos aumentou os preços em mais de 100% acima da inflaçao. "A lei brasileira permite multas de até 30% de faturamento, se houver reincidência dobra a multa, cassaçao de patentes, enfim, há instrumentos", afirmou.

O presidente do Cade observou, no entanto, que o Brasil precisa investir mais nas instituiçoes que defendem o mercado, como o próprio Cade. Segundo ele, o País gasta menos com a defesa do mercado no Brasil do que a França, Alemanha e Estados Unidos. "Em termos de PIB (Produto Interno Bruto), nós gastamos 70 vezes menos em defesa da concorrência, do que os Estados Unidos. Nossa economia é 10 vezes menor que a dos Estados Unidos", comparou.

Gesner defendeu também a desburocratizaçao dos procedimentos para coibir os abusos no mercado. "Quando começamos esse trabalho de desburocratizaçao, o Cade julgava dois casos por mês. Hoje julga 33 casos. A nossa meta sao 60", afirmou Gesner Oliveira. Segundo ele, o Cade nao julga mais porque os processos demoram a chegar ao Conselho. "É preciso mais eficiência, menos burocracia, mais simplicidade, sobretudo muita informaçao para o consumidor que precisa estar conectado. Ele foi à farmácia, viu um problema, ele tem que rapidamente ter acesso à autoridade e a autoridade tem que fazer a triagem rápida, sem delonga burocrática", defendeu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;