Cultura & Lazer Titulo Festival
Adoráveis palhaços

Mostra Petrobras Premmia de Teatro começa hoje com homenagem ao ator Domingos Montagner

Por Miriam Gimenes
11/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Domingos Montagner (1962-2016) fez história na teledramaturgia brasileira. Com uma carreira curta na televisão e um tanto tardia – ele já tinha quase 50 quando ficou conhecido nacionalmente – foi de coadjuvante a protagonista logo nos primeiros trabalhos. Seu talento era gritante. Isso porque a sua base construída no teatro e circo foi o que o levou até o primeiro papel de destaque, o Capitão Herculano Araújo, de Cordel Encantado, em 2011, na Globo.

E é por conta dessa trajetória tão bonita nos palcos, nas ruas e embaixo de uma lona de circo que ele é o homenageado da 4ª Mostra Petrobras Premmia de Teatro], no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. O evento começa hoje, às 21h, com a peça O Duelo, que tem Camila Pitanga no elenco. Ao todo, o festival, apoiado pelo Itaú Cultural, contará com oito espetáculos, entre eles o Rádio Variété – nos dias 18 e 19 –, da Cia La Mínima, que era de Domingos e Fernando Sampaio, e completa duas décadas de estrada.

Domingos participou das duas últimas edições da mostra, com o espetáculo Mistero Buffo. Se não tivesse acontecido a tragédia com ator em setembro do ano passado, ele estaria no elenco de Rádio. Mas seu sócio, Fernando Sampaio, permanece na missão, junto com Fernando Paz e Felipe Bregantim. “Vamos fazer uma homenagem a ele (Domingos) na abertura. A carreira toda da gente (daqui para frente) vai ser sempre dedicada a ele. Vamos celebrar o palhaço que foi.”

A peça a ser apresentada é de rua: são artistas do teatro de variedades num local público que começam a instalar parafernália “um tanto” tecnológica, porém aparentemente obsoleta. Aos poucos, este conjunto toma forma de um estúdio de rádio-circo-teatro, onde desfilarão atrações jornalísticas-dramático-musicais. “Quando vamos para a rua ficamos mais adultos, menos ingênuos, menos infantilizados. É bem divertido”, garante Fernando. A programação – que pode ser conferida no site www.auditorioibirapuera.com.br – vai até o 2 de julho.

> Mostra Petrobras Premmia de Teatro – Festival. Auditório Ibirapuera – Avenida Pedro Alvares Cabral, portão 2 do Parque do Ibirapuera. Aos sábados, às 21h, e aos domingo, às 19h. Até 2 de julho. Ingressos: R$ 20, à venda no www.ingressorapido.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;