Economia Titulo Oportunidade
Existem 471 vagas em aberto na região

Centros públicos têm 260, sendo 150 apenas
para a Coop; Portal Mais Emprego reúne 211

Por Gabriel Russini
Especial para o Diário
06/02/2017 | 07:21
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Quem procura por emprego pode se animar, já que nesta semana estão abertos no Grande ABC 471 postos de trabalho. O volume supera em mais de duas vezes o montante de vagas ofertadas por empresas na região na semana passada, quando havia 190 chances. O Diário vai divulgar o total de oportunidades todas as segundas-feiras.

Dos 471 postos, 260 estão disponibilizados nos centros públicos de emprego e renda, parceria das prefeituras com o governo estadual, onde é possível se candidatar pessoalmente.

A maioria das vagas desta semana é para atuar no supermercado que a Coop vai inaugurar no início maio em Ribeirão Pires. “As obras já estão em curso. O prédio está passando por algumas reformas, como o piso do autosserviço, estoque, telhado e afins. Esperamos que elas estejam concluídas até 15 de abril”, afirma o diretor de operações da Coop, Valdomiro Sanches Bardini.

O investimento para a abertura da loja, situada à Rua Santo André, 735, Centro Alto, será da ordem de R$ 6,3 milhões. O empreendimento contará com também com drogaria, padaria, açougue e balcão de frios.

Para se candidatar a uma das 150 vagas, a exemplo de operador de caixa, estoquista, balconista e auxiliar de limpeza, entre outras, é preciso entregar currículo no posto do Atende Fácil (Av. Capitão José Gallo, 55, Centro), de hoje até sexta-feira, dia 10, das 8h30 às 16h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4824-4282.

Além dessas oportunidades, o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador de Ribeirão Pires) disponibiliza ainda outras 41 chances. O cargo com maior oferta é o de técnico de enfermagem, atividade que exige curso especializado, com dez postos disponíveis.

O Painel do Emprego de São Caetano concentra 67 vagas, sendo a função mais ofertada, com 62 oportunidades, para trabalhar em linha de produção.

Nesta semana, a CTR (Central de Trabalho e Renda) de São Bernardo possui apenas duas chances.

Na maioria das vezes, as empresas contratantes exigem que os candidatos tenham o 2º grau completo, possuam experiência de pelo menos seis meses na função em que desejam trabalhar e alguma qualificação (por exemplo, no curso para técnico de enfermagem ou para eletricista).

É válido ressaltar que existe a possibilidade de a mesma vaga ter sido anunciada em mais de um centro público, pelo fato de os equipamentos utilizarem o mesmo sistema de compartilhamento de vagas.

Os interessados devem comparecer às unidades munidos de carteira de trabalho, RG e CPF, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Santo André está com o CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) temporariamente suspenso, enquanto que CPETR Diadema não funciona desde abril de 2016. Mauá e Rio Grande da Serra não responderam se há vagas disponíveis em seus centros.

OPÇÃO ON-LINE - Na página do Portal Mais Emprego, programa gerido pelo governo federal, o Grande ABC consta com 211 oportunidades em aberto. Como se tratam de sistemas de captação distintos, mas nas mesmas cidades, também é possível que algumas vagas, eventualmente, sejam as mesmas dos centros públicos.

Para acessar os postos basta entrar no site www.maisemprego.mte.gov.br, clicar em ‘cadastro do trabalhador’ e preencher a ficha de inscrição, que questiona área que se deseja atuar e a escolaridade. Minutos após o preenchimento é enviado por e-mail com login de acesso. Os postos aos quais o pleiteante terá acesso, portanto, levarão em conta seu perfil.

O destaque desta semana fica com São Caetano, que está com total de 78 vagas. Desse montante, 60 postos são para atuar em linhas de produção e 15 são para auxiliar de enfermagem.

Logo atrás está Ribeirão Pires, com 59 chances disponíveis; Santo André conta com 40 postos; São Bernardo com 20 e, Mauá, com 14.

De acordo com levantamento do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), Diadema e Rio Grande da Serra não possuem vagas abertas neste momento. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;