Política Titulo
Consórcio reelege Dib presidente
Arthur Lopez
Do Diário do Grande ABC
07/02/2006 | 08:32
Compartilhar notícia


O prefeito William Dib (PSB-São Bernardo) foi reeleito segunda-feira para seu segundo mandato consecutivo na presidência do Consórcio Intermunicipal do ABC e Adler Kiko Teixeira (PSDB-Rio Grande da Serra) permanecerá como vice. Para conseguir o consenso entre os demais prefeitos, durante a semana passada, Dib se reuniu, almoçou, recebeu os colegas em seu gabinete e, ao final da eleição, sugeriu, como contrapartida, que a administração da entidade fosse descentralizada, conferindo uma participação aos sete chefes do Executivo da região. Além de eleger o presidente, o Consórcio aprovou as contas de 2005 e definiu a realização da Copa ABC de futebol.

A proposta apresentada por Dib, já reeleito, e aprovada pelos demais participantes é que a descentralização da administração da entidade acontecerá com a criação de novas pastas temáticas, além das principais, como Saúde, Meio Ambiente, Turismo e Segurança. “Os prefeitos trarão na próxima reunião (em março) outros temas a que eles gostariam de se dedicar. Dessa forma, todos assumirão novas tarefas para dar mais agilidade ao Consórcio”, afirma o presidente.

Segundo Dib, com essas novas pastas, algumas funções antes exclusivas da presidência serão divididas entre os demais prefeitos, que assim terão uma participação maior nos trabalhos. Na semana passada, durante as articulações para conseguir o consenso, João Avamileno (PT-Santo André) e José de Filippi (PT-Diadema) saíram do gabinete de Dib defendendo ainda o rodízio entre os prefeitos na presidência, mas conformados com a reeleição, desde que com mudanças na condução da entidade. Foram atendidos.

Clóvis Volpi (PV-Ribeirão Pires), Leonel Damo (PV-Mauá) e Kiko foram os primeiros a concordar com a permanência de Dib na presidência. Fora os dois petistas, a maior oposição à idéia veio de José Auricchio Jr. (PTB-São Caetano). Se fosse a voto, Dib teria a maioria, mas quebraria uma tradição do Consórcio de decidir essa questão sempre por consenso. O rodízio entre os prefeitos no comando da entidade também é tradicional e não acontecia há dez anos. Somente Celso Daniel (Santo André) e Valdírio Prisco (Ribeirão Pires) foram reconduzidos ao cargo.

A posse oficial de Dib deverá acontecer ainda este mês, mas a data só será marcada em acordo com a agenda do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que já havia se comprometido a comparecer. Foi assim quando o prefeito de São Bernardo assumiu pela primeira vez o cargo.

Trabalhos – Como a pauta da reunião do Consórcio estava comprometida com a eleição, restou apenas aos prefeitos presentes – somente Filippi, em viagem à Inglaterra, não compareceu, sendo substituído pelo vice Joel Fonseca – aprovar o convênio com o Ministério Público Federal do Trabalho para a instalação de um escritório em São Bernardo, com a cessão de funcionários de todas as prefeituras.     

Outra definição foi aprovar a realização da Copa Consórcio ABC de Futebol, que acontecerá no segundo semestre com 28 equipes da região.

Os prefeitos conversaram ainda sobre a taxa do poste, que será adotada em São Bernardo e Diadema, mas as outras cidades preferem estudar mais o assunto por haver ainda discordâncias jurídicas.

Os representantes de Diadema, Mauá e Santo André informaram sobre a visita ao Senado com o objetivo de pressionar pela aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) dos Precatórios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;