Cultura & Lazer Titulo
Conselho Civil de cultura faz reunião aberta
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
10/02/2005 | 12:15
Compartilhar notícia


Uma das idéias que o Conselho Civil de Cultura andreense pretende colocar em prática este ano é que artistas e todas as pessoas da cidade que tenham interesse em cultura atuem em prol do desenvolvimento dela. Para isso, um primeiro passo já foi dado: a promoção de uma reunião aberta que o conselho promove na próxima segunda-feira (dia 14) no Espaço de Formação e Cidadania dos Conselhos e Fóruns Municipais de Santo André (rua 1º de Maio, 133, antigo prédio do INSS), evento das 18h às 20h.

O Conselho Civil integra o Conselho Municipal de Cultura e é um órgão consultivo da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do município. Foi criado em 1999 (por meio da Lei 7.905) para buscar uma relação entre o poder público e setores da sociedade civil ligados à área de cultura. É formado por seis conselheiros indicados pelo poder público e outros seis da sociedade civil, além dos respectivos suplentes.

Letras e Literatura, Artes Visuais e Artesanato, Artes Cênicas, Audiovisual, Música e Artes Integradas são as comissões que integram o Conselho Civil atual, formado no fim de 2003 e em atividade até dezembro deste ano.

“Em setembro passado, os conselhos da cidade ganharam um local para desenvolver seus trabalhos, o Espaço de Formação e Cidadania dos Conselhos e Fóruns Municipais de Santo André. O Conselho Civil de Cultura, até então em atividade de forma informal, ganhou no ano passado uma regulamentação por meio de lei já aprovada. Esses foram dois avanços obtidos pelo Conselho Municipal em 2004”, afirma o poeta e escritor Zhô Bertholini, suplente da comissão de Letras e Literatura, co-editor da revista A Cigarra e co-organizador da Feira Livre do Vinil de Santo André.

“As comissões, o Conselho Civil e o Conselho Municipal têm reuniões mensais, em separado. Com essa reunião aberta, queremos mostrar aos artistas locais e demais interessados que existe uma intenção de fazer com que a cultura da cidade avance”, diz Zhô.

Segundo ele, a reunião marcada para a próxima segunda-feira será um ponto de partida para analisar a periodicidade com que se promoverão encontros do gênero. Mais informações a respeito do Conselho Municipal de Cultura podem ser obtidas por meio do telefone 4433-0728.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;