Cultura & Lazer Titulo
Das páginas dos livros infantis para as novelas
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
08/08/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Caio Arruda/DGABC


 Alice é uma das personagens mais marcantes da novela "Morde e Assopra", da Globo. Também pudera: a menina é mimada ao extremo e chama todo mundo que cruza seu caminho de vira-lata.
 
O que muita gente não sabe é que as características fortes de Alice foram inspiradas em outra personagem do autor Walcyr Carrasco. Veio de um de seus livros infantis. Foi sobre esta relação com os textos de novelas e obras literárias o bate-papo de Carrasco com os visitantes da 1ª Felit (Feira Literária de São Bernardo) na tarde de ontem.

O público lotou o espaço e mostrou-se interessado em discutir sobre as polêmicas abordadas pelo autor na maioria de seus livros destinados ao público infantil. Carrasco já falou sobre viciados em crack, AIDS, bullying e homossexualidade, e afirma não ter dificuldades em traduzir os assuntos para os mais novos. "Não tem segredo, é só saber para qual público e escrever. Faço isso durante a madrugada", contou o autor que cria os personagens baseado em histórias que viveu ou que têm contato.

O escritor - que está preparando um livro sobre internet - disse ainda que considera eventos como a Felit de extrema importância. "É uma oportunidade de ter contato direto com os leitores e ajuda a desmistificar a profissão de autor." Profissão esta que só foi possível graças à coleção de Monteiro Lobato de uma vizinha que Carrasco entrou em contato quando tinha 11 anos. "Minha família simplesmente não tinha o hábito."

Preocupada em apresentar o mundo da leitura para a filha Amanda, 10 anos, a produtora de eventos Denise Oliveira, 40, fez questão de passar o dia com ela na Felit. "Conhecimento é essencial. Espero achar livros para ela e para mim." Pensando nos pré-adolescentes, adolescentes e jovens, foi criada biblioteca específica no evento. "Os títulos que eles mais procuram são os de aventura, como (Crônicas de) "Nárnia", "Harry Potter" e "Senhor dos Anéis", mas não veem muito público neste perfil", reparou a coordenadora do espaço, Laura Santana. "É um passeio bacana para fazer com a galera", convidou.

Realmente é difícil é cruzar com adolescentes e jovens na Felit, mas os que aparecem por lá são ávidos por leitura. É o caso de Bárbara Dumont, 13. "Tem muita gente que só fica na internet e esquece os livros. Ler ajuda a escrever e se comunicar melhor. Eu adoro."

Pensando justamente em atrair este público, muitos autores usam outros tipos de linguagem. Bruno Salerno e Sam Hart lançaram neste domingo uma HQ baseada em "Hamlet", obra de Shakespeare (da editora DCL). "O objetivo da linguagem visual é justamente tornar tudo mais simples", disse Sam Hart. A editora Peirópolis também investe em HQs e acaba de lançar o "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente, neste formato.

Ficou interessado? A Felit segue até domingo (14) no Pavilhão Vera Cruz (Avenida Lucas Garcez, 856), em São Bernardo. As atividades vão das 8h às 18h, de segunda a sexta, e das 10h às 21h, nos fins de semana. A entrada custa R$ 2.. Informações: www.educacao.saobernardo.sp.gov.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;