Setecidades Titulo
Banheiro público fica fechado na Lauro Gomes
Por Angela Martins
Especial para o Diário
18/02/2006 | 08:44
Compartilhar notícia


Quem freqüenta a praça Lauro Gomes, que fica na rua Marechal Deodoro, 1.500, no Centro de São Bernardo, está impossibilitado de utilizar os banheiros públicos que ficam no local. Fechados por cadeados, os sanitários só são abertos aos fins de semana, quando na praça funciona uma feira de artesanato. “Os banheiros ficam trancados a semana toda, só abrem na sexta, sábado e domingo. Quem precisa usar, não pode”, diz o aposentado Raimundo Pires, 66 anos, que vai todos os dias à praça.

“Se precisar ir ao banheiro tem que procurar um bar na redondeza”, denuncia Antônio Nicolau, 59, aposentado. “Isso é uma pouca vergonha. Nós que pagamos os impostos, os banheiros deveriam estar abertos para quem freqüenta a praça”, revolta-se Hélio Fidelis de Souza, 62, aposentado. “Ninguém da prefeitura aparece aqui para abrir os banheiros. Só podemos usar quando a feira funciona”, alerta José Teixeira Luz, 51, aposentado. Segundo os freqüentadores, as chaves dos cadeados ficam em poder do coordenador da feira de artesanato.

O aposentado Manoel do Nascimento Gonçalves, 75, registrou, na semana passada, fotos das irregularidades. Além dos banheiros trancados, as imagens mostram adolescentes brincando dentro da fonte que fica na praça. “Está faltando fiscalização”, salienta. “Já faz anos que esse problema existe e a Prefeitura nunca aparece para resolver”, afirma o pintor Dario Freire Teixeira, 53.

A doméstica Maria das Graças da Silva, 48, que trabalha perto da praça Lauro Gomes e estava passeando com o neto de seis anos no local na quinta-feira, ressalta que os sanitários sempre estão trancados. “Já que tem, deveriam deixar usar”, completa. De acordo com taxistas que fazem ponto em frente à praça, há mais de quatro anos os banheiros têm uso restrito.

Juvenir de Oliveira, 33, proprietário de uma lanchonete defronte à praça, já perdeu a conta de quantas pessoas pedem para utilizar o banheiro de seu estabelecimento, por causa do problema. “Vem muita gente pedindo para usar os sanitários da lanchonete. Faz um ano e meio que estou aqui e todo dia é a mesma coisa”, informa.

Manutenção –O coordenador da feira de artesanato, organizada pela Associação de Artistas e Artesãos, José Martins Matheus, informou que há cerca de cinco anos a Prefeitura teria fechado os banheiros por causa de ação de vândalos. A coordenação da feira então pediu para utilizar os sanitários nos finais de semana, quando funciona o comércio de artesanato. “A Prefeitura passou para nós a responsabilidade de manutenção e limpeza dos sanitários. Como não ficamos aqui durante a semana inteira, nós os fechamos de segunda à quinta”, alega.

Os 90 expositores da feira contribuem com uma taxa de manutenção de R$ 7,00 mensais e a Associação contrata uma funcionária para limpar os banheiros. “Infelizmente é preciso deixar fechado. Se a Prefeitura se responsabilizar pela manutenção dos banheiros, eles podem ficar abertos”, atesta.

Apesar de a reportagem verificar que os sanitários da praça Lauro Gomes estavam fechados durante a semana e a coordenação da feira de artesanato confirmar que os banheiros foram fechados pela administração municipal por vandalismo, a Prefeitura de São Bernardo informou por meio de nota que “vai verificar a causa dos banheiros estarem fechados, pois o correto é ficarem abertos para uso da população durante a semana”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;