Internacional Titulo
Senado americano apresenta projeto de reforma da inteligência
Da AFP
07/09/2004 | 19:36
Compartilhar notícia


Vários senadores americanos apresentaram nesta terça-feira uma nova proposta para reformar a estrutura dos serviços de inteligência, segundo as recomendações da comissão independente que investigou os ataques de 11 de setembro de 2001.

O senador democrata Joseph Lieberman apresentou, em entrevista coletiva à imprensa, a "ampla e histórica" iniciativa que deverá ser aprovada rapidamente, antes de que o Congresso entre em recesso, em outubro, por causa da eleição presidencial do dia 2 de novembro.

"A reforma definida neste projeto de lei é ampla e histórica, pois as ameaças que enfrentamos também são amplas e históricas", sentenciou Lieberman.

"Como afirmou a comissão de investigação dos ataques de 11 de setembro, nossas instituições de inteligência estão enfrentando um inimigo sem fronteiras, que pode nos atingir de qualquer parte do mundo", acrescentou.

"Se reorganizarmos e reformarmos o enorme capital humano e tecnológico dos serviços de inteligência dos Estados Unidos, como preconizou a comissão, poderemos prevenir os atentados terroristas", frisou Lieberman.

O projeto de lei leva em consideração praticamente todas as recomendações emitidas pela Comissão Nacional sobre Ataques Terroristas nos Estados Unidos, como a instauração de um cargo de diretor supremo da inteligência nacional independente, e a criação de um centro nacional de anti-terrorismo.

O projeto de lei também coordena a supervisão realizada pelo Congresso dos assuntos relacionados à inteligência, atualmente dividida entre várias comissões na Câmara de Representantes e no Senado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;