Economia Titulo
Vôos regulares da BRA agitam mercado aéreo
Por William Glauber
Do Diário do Grande ABC
30/11/2005 | 08:50
Compartilhar notícia


A entrada da BRA no setor de vôos regulares promete aquecer o mercado da aviação comercial brasileira. Além de tarifas vantajosas, o fim dos atrasos recorrentes nos vôos de fretamento é uma das principais expectativas entre as agências de viagens do Grande ABC consultadas pelo Diário. Desde a semana passada, a BRA opera vôos regulares para dez capitais do país.

O principal diferencial da empresa, segundo agentes de turismo, é o baixo valor das tarifas. O diretor de Planejamento e Tráfego da BRA, Waldomiro Ferreira, explica que a empresa conta com técnicos e sistema de vendas próprios, além de 150 pontos espalhados no país. Segundo Ferreira, a BRA atende a uma lógica básica de mercado. "Por vendermos mais barato, temos uma ocupação maior do que as outras empresas. Isso faz a BRA ter preços mais baixos."

A intenção, segundo Ferreira, é oferecer 40% dos assentos com os preços de partida. "O foco é manter as tarifas mais baratas sempre, na média de 30% sobre o preço dos concorrentes", diz. O motivo dessa estratégia é que a BRA quer conquistar clientes das classes B e C com o pagamento de passagens com cheque pré-datado, em até 12 meses, e lançamento de cartão de crédito exclusivo.

Pontualidade – Segundo o agente de viagens da Interpolo Turismo, Martin Siqueira, de Santo André, os atrasos e falhas em agendamentos de vôos apresentados pela BRA são os principais problemas da companhia junto ao consumidor. "A partir do momento em que estão no mercado, não se justifica isso", diz. Siqueira ressalta, no entanto, que a entrada de uma nova empresa no mercado de vôos regulares aumenta a competitividade.

A disputa entre as companhias também é considerada a principal vantagem da presença BRA nos vôos regulares, para Sandra Marques, agente de viagens da Gabbiano Viagens, de São Bernardo. "Uma empresa a mais no mercado é sempre positiva e saudável porque oferece mais serviços. A TAM e a Varig já estão batendo os preços da BRA."

Mercado – Em reação à entrada da BRA no mercado de vôos regulares, a GOL lançou um proposta audaciosa. A empresa está oferecendo pagamentos parcelados em até 36 vezes. O programa "Voe Fácil Gol" vai credenciar clientes interessados em usufruir de formas facilitadas de pagamento. O crédito do passageiro passará por aprovação da companhia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;