Economia Titulo
Argentina flexibiliza para tentar acordo, diz Mattar
Por Do Diário do Grande ABC
07/12/1999 | 12:05
Compartilhar notícia


O secretário de Política Industrial Helio Mattar, disse, na manha desta terça-feira, no Uruguai, que a Argentina flexibilizou ainda mais a sua proposta para se chegar a um acordo com o Brasil, sobre o regime automotivo comum do Mercosul. O secretário que ainda fazia contas durante o café da manha, pouco antes de entrar para a reuniao técnica, informou , entretanto, que ainda há grandes diferenças, como por exemplo: no conteúdo de componentes dos veículos fabricados na regiao.

Segundo Mattar, foi acertado um acordo, com conteúdo regional de 60 por cento, mas a Argentina quer que desses 60%, 30% sejam componentes nacionais do país. O Brasil propoe, 23%. Embora a diferença seja apenas de 7 pontos percentuais, ela é expressiva, explicou Mattar, porque o risco é de que as indústrias argentinas nao cheguem a este percentual. Isto significa que eles querem atrair empresas do Brasil, isto é, uma transferência de empresas do Brasil para a Argentina. "Nao é este o espirito de um acordo", afirmou Mattar.

Por sua vez o embaixador, José Botafogo Gonçalves, secretário geral da Câmara de Exportaçao, disse antes da reuniao que o essencial do regime automotivo poderá ser negociado ainda hoje". E os detalhes do futuro regime automotivo seriam acertados com o futuro governo de Fernando de La Rua, que assumirá o cargo na sexta-feira (10). Os ministro Pedro Malan, da Fazenda e Alcides Tápias, do Desenvolvimento, chegaram agora na manha desta terça-feira e preferiram nao falar. Deverao conversar com a imprensa mais tarde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;