Setecidades Titulo
São Caetano conhece hoje campeã da Folia na cidade
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
16/02/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


A briga pelo título de campeã do Carnaval de São Caetano termina hoje com a apuração dos votos do desfile ocorrido na noite de sábado e madrugada de domingo. O resultado será divulgado no Ginásio Lauro Gomes (Avenida Walter Thomé, 64, Bairro Olímpico), a partir das 9h. O campeão e o vice ganharão troféus especiais, enquanto o restante receberá um prêmio por participação. O evento é aberto ao público e tem entrada franca.

As quatro escolas do município (seriam cinco, mas a Ébano foi desclassificada por ter esquecido as baquetas da bateria e não poder entrar na avenida) foram avaliadas por dez jurados. Cada um é responsável por observar como as agremiações se desenvolveram em um dos seguintes quesitos: comissão de frente; mestre-sala e porta-bandeira; melodia; fantasia; evolução; harmonia; bateria; alegoria; enredo; e letra do samba. As notas variam de cinco a dez, sem a existência de meio-ponto. Quem fizer a maior pontuação, vence.

"A expectativa é boa. Depois de entrar na avenida, temos de acreditar no melhor resultado. Batalhamos o ano inteiro e fica aquela esperança do resultado", afirma José Alberto Ramos Prata, o Tua, presidente da Acadêmicos da Vila Gerty - que conta com quatro títulos e é apontada como uma das favoritas deste ano.

Os integrantes do júri são contratos pela Liga Independente das Escolas de Samba da cidade, que paga R$ 5.000 para a Federação das Escolas de Samba de São Paulo pelo serviço prestado. Eles são escolhidos por uma comissão especial, que determina quem deve ir para qual festa do Estado. Uma vez no local, os jurados são encaminhados para seus lugares e não tem contato com ninguém durante o desfile. Os envelopes com as notas ficam lacrados junto à Guarda Civil Municipal até serem levados para a apuração.

Alguns sambistas dizem não se preocupar com a avaliação Para Milton Pereira Júnior, o Miltão, presidente da Tradição da Ponte, "já conseguirmos o nosso objetivo que foi colocar a escola na avenida e trabalhar a alegria. Queríamos apresentar ao público e a cidade um Carnaval digno. Agora são coisas do regulamento."

A atual campeão de São Caetano fez um belo desfile e procura não perder o posto. "O problema agora é se manter no topo. Temos de trabalhar bastante pois as outras escolas também querem ganhar o título", diz Miltão, que também briga pela quinta coroação.

Demais cidades terão votação a partir de amanhã
Além de São Caetano, as outras cidades do Grande ABC agora lidam com a expectativa do anúncio das notas para definição de quem será coroada a escola campeã do carnaval deste ano.

Em Mauá, os foliões podem acompanhar a divulgação das notas amanhã, a partir das 13h, no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel. Brigam pelo título sete agremiações do Primeiro Grupo.

No mesmo dia, às 14h, a população de Santo André também irá conhecer a o vencedor entre as seis escolas que formam o Grupo A do município. O evento ocorre no Complexo Esportivo Pedro Dell'Antonia, às 14h.

A última cidade a apresentar sua apuração é São Bernardo. As notas dadas as sete escolas de seu Grupo 1 serão reveladas na quinta, a partir das 14h, no Ginásio Poliesportivo.

O desfile das escolas de samba de Diadema não contará com um vencedor. Devido a baixa verba repassada as agremiações, a liga da cidade decidiu por não haver competição e optou por uma festa contemplativa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;