Cultura & Lazer Titulo
Diversidade de olhares
Por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
04/04/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O Brasil ainda precisa - e muito - criar a cultura de construir acervos. "A nossa história é muito mal contada. São poucos os centros de referências iconográficas no País", afirma o repórter fotográfico Nilton Fukuda, um dos organizadores da FotoRetrospectiva 2010 - 6ª Mostra Anual de Fotojornalismo, que abre na quarta-feira, em São Paulo.
É justamente para atender essa demanda que a exposição coletiva faz o retrospecto do ano passado. O clima da Copa do Mundo e as eleições são destaques na edição entre imagens que mostram São Paulo, Brasil e Exterior, publicadas em diversos meios: jornais, revistas e portais de informação.
Como se fossem editorias de um jornal, as fotografias ficam organizadas por temas na exposição, abrigada pela Galeria do Conjunto Nacional. Todas apresentam informações sobre a pauta. Uma legenda contém data, local e descrição da imagem.
Promovida pela Arfoc-SP (Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo), a mostra tem a tônica da diversidade de olhares. No total, abarca 76 painéis (75 x 55 cm) de 57 profissionais. Entre os contemplados, quatro trabalham no Diário: Celso Luiz, Claudinei Plaza, Nário Barbosa e Tiago Silva.
Realizada anualmente, a mostra faz história na medida que todo o material fica guardado no acervo da Arfoc-SP. "Neste ano, de maneira inédita, a seleção das fotos foi feita através de uma edição coletiva, ou seja, convidamos os associados. Os que foram no dia da projeção puderam fazer a escolha", explica Fukuda. Nesta edição, 105 repórteres fotográficos inscreveram 283 imagens.
Para o organizador, muitas fotografias vão além do noticiário. "O jornalismo não é apenas o hard news. As pequenas histórias, aquilo que chamo de crônicas visuais, compõem a mostra. Além disso, há também retratos, cada vez mais presentes em nosso jornalismo", aponta.
Trata-se também de oportunidade para mostrar o fotojornalismo de outra forma. "Na maioria das vezes, por falta de espaço ou qualidade, as fotografias não são apresentadas de maneira como deveriam nas mídias em geral", declara Fukuda. "É impressionante como as pessoas param, olham com atenção, nesse tipo de mostra", completa.

FotoRetrospectiva 2010 - 6ª Mostra Anual de Fotojornalismo - Exposição. Na Galeria do Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 2.073, São Paulo. Tel.: 3257-3991. Abertura na quarta-feira. Visitação: de segunda a sábado, das 7h às 22h; aos domingos e feriados, das 10h às 22h. Entrada franca. Até o dia 27.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;