Suplementos Titulo Vestibular
É preciso manter rotina de estudos para não ‘esfriar’ nas férias

Estudante deve ter foco para não se perder nas festas de fim de ano e garantir o bom desempenho nas próximas etapas do vestibular

Por Renato Cunha
Especial para o Diário
02/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Fim de ano. Todas as provas já passaram. Hora de descansar e aproveitar as festas e guloseimas da época, certo? Errado. Em janeiro já começam os exames da segunda fase de diversos vestibulares por todo o Estado. A equipe do Diário dá algumas dicas para o estudante manter o ritmo e não se perder nas provas decisivas realizadas no começo do ano.

Segundo o supervisor de vestibulares do cursinho Singular-Anglo, Marcel Xavier de Souza, é recomendável não se acomodar e alerta para os ‘perigos’ desta época do ano. “Não pode deixar o motor esfriar. A gente sempre recomenda não relaxar tanto. É uma época que chama o aluno para não estudar. É claro que tem que aproveitar as coisas, mas sempre é bom separar um tempo para os estudos. Conciliar com o lazer. Nem oito nem 80”, explica.

O supervisor comenta também sobre aqueles estudantes neuróticos, que acabam tentando absorver mais conteúdo nos últimos momentos antes das provas. “Não prejudica, mas também não adianta muito. A não ser que seja muito sortudo e caia exatamente aquilo que ele estudou. Se o aluno se sente mais seguro, que estude. Como disse, é pessoal. Outros não querem nem ouvir falar de vestibular nos últimos dias”, ressalta.

O professor também dá dica para as pessoas mais nervosas se acalmarem na hora do exame. “Como disse, é complicado. Varia para cada um. Tem que ter o pé no chão, saber que estudou para isso, que está preparado para o momento.”

ORGANIZAÇÃO

Outra dica muito importante dada por vários especialistas é ser organizado, tanto na hora de estudar quanto de realizar a prova do vestibular. É preciso se alimentar de forma leve antes do exame e sempre levar algo para estimular o cérebro, como chocolate.

Fazer as questões que tenha mais confiança também ajuda na hora da prova, portanto, é indicado deixar as mais difíceis para o fim. “Na certa essas são as fórmulas para garantir o bom desempenho e entrar na tão sonhada universidade”, destaca Souza. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;