D+ Titulo Gastronomia
Torta do chef
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
14/06/2009 | 08:01
Compartilhar notícia


Ela pode ficar uma delícia no lanche da tarde, se servida com uma xícara de café ou suco. A torta, receita fácil dos tempos da vovó, pode ser até consumida como mistura, caso falte opção durante o jantar. A única certeza é que, independentemente do período do dia, a iguaria é uma delícia.

O chef do restaurante Universo Maria, Geraldo Rocha, de Santo André, diz que o prato faz tanto sucesso que criou uma receita especialmente para o restaurante. E para que fique com a massa fofinha, o especialista dá a dica: "após sovar a massa, o ideal é colocá-la em um plástico e deixar na geladeira por três horas."

Seguindo a sugestão, selecione sua melhor receita de torta salgada e envie para o 4º concurso de Culinária do Dia-a-Dia, com patrocínio do Shopping Metrópole e da Padaria Brasileira. Participe com quantas receitas quiser.

Torta Maria de Camarão
(Universo Maria)
Rendimento: 1 unidade
Tempo de preparo: 1 hora (fora o tempo de espera)
Grau de dificuldade: Fácil
Ingredientes: Recheio - 1 kg de camarão médio limpo; 600 g de batata (fazer purê com leite e azeite), 1 colher (sopa) de farinha de trigo; uma pitada de glutamato monossódico; cheiro verde; sal e pimenta-do-reino a gosto.

Massa - 1 kg de farinha de trigo peneirada; 200 g de margarina; 200 g de gordura vegetal; 3 gemas de ovos peneiradas; 1 colher (sopa) de fermento; 1 garrafa de 290 ml de guaraná. Modo de preparo: Recheio - Refogue o camarão com os demais ingredientes e reserve.

Massa - Despeje a farinha em uma superfície, polvilhe o fermento, acrescente a margarina e a gordura vegetal, as gemas e misture. Coloque aos poucos o guaraná e amasse até a massa ficar firme. Coloque no saco plástico e deixe na geladeira por três horas.

Montagem - Abra a massa com um rolo, e coloque parte dela na forma untada. Alterne com uma camada de purê e outra de camarão. Cubra com a massa, pincele com ovo e deixe assar 30 minutos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;