Internacional Titulo Celso Amorim
Chanceler mostra preocupação com protecionismo dos EUA
26/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, falou ontem à secretária de Estado americana, Hillary Clinton, sobre a preocupação do Brasil com as cláusulas protecionistas Buy American e passou uma mensagem: quer que os EUA deem prioridade ao próximo representante de comércio. O Buy American integra o pacote econômico do presidente Barack Obama e dá preferência ao mercado interno nas compras governamentais.

O representante de comércio dos EUA, oficial encarregado das negociações do setor, já foi escolhido - é o ex-prefeito de Dallas Ron Kirk. Mas seu nome não foi confirmado pelo Senado. O secretário de comércio, Gary Locke, só foi anunciado ontem, depois de dois nomes que não se confirmaram. Portanto, mais de um mês após a posse de Obama, a área comercial dos EUA está sem coordenação.

"Sabemos que o processo é longo, mas será complicado enquanto não houver um representante de comércio", disse o ministro em Washington. O encontro dos dois fez parte dos preparativos para a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Obama, no dia 17.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;