D+ Titulo Dicas
Blogueiros dão dicas para seu site bombar
Por Luciane Mediato
Especial para o Diário
11/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Que tal aproveitar as férias para criar seu espaço na internet? É a chance de dividir o que sente e gosta com o mundo virtual. Pensar e administrar blog é fácil e não custa nada. Carol Cruz, 18 anos, e Isa Torres, 15, usaram a paixão por roupas e maquiagem para criar o www.wearbloom.com. "As pessoas me procuravam para que eu desse dicas, então postei tudo na rede", diz Carol.

Já Daniel Lima, 23 (do www.naointendo.com.br) teve como incentivo a preguiça de enviar e-mails. "Quando via vídeos legais ou charges, queria mandar para os amigos. Mas ficar enviando e-mail para todos dava trabalho, então criei um espaço público onde todos pudessem ver." Hoje, dedica 12 horas do dia só para atualizações. "Tornou-se negócio. Tenho anunciantes e vivo com o que ganho. Ser blogueiro é minha profissão."

 

COMO FAZ? - Os tipos mais populares de blog estão nas plataformas Wordpress (http://br.wordpress.org) e Blogspot (www.blogger.com). O Wordpress tem menos layouts prontos e é mais complicado de usar, porém tem visual clean. O Blogspot é popular, fácil de usar e tem layouts prontos na web para deixar o blog com sua cara.

O Tumblr (www.tumblr.com) é rede social e blog ao mesmo tempo. Nele, é possível ter seguidores que acompanham atualizações de outras pessoas. Também tem o reblog dos posts dos amigos, como é feito no Twitter. O Tumblr é eficiente para postar fotos, vídeos e textos. Criar conta também é simples, o único problema é que é todo em inglês.

Divulgar os pensamentos em textos é legal. Agora imagina fazer isso em vídeos. Os videoblogs, também chamados de videologs ou vlogs, têm essa função. No Brasil, os principais sites que disponibilizam o serviço são Videolog (www.videolog.tv) e Yahoo Vídeos (http://br.video.yahoo.com).

Qualquer pessoa pode criar vlog desde que possua webcam, microfone e boa conexão com a internet. Claro que quanto melhor o equipamento, melhor a qualidade de imagem e som. Contudo, é possível criar bom vídeo se o assunto for abordado de maneira interessante, mesmo que a qualidade não seja excelente.

 

O QUE POSTAR? - Tudo depende do gosto e criatividade. Se curte moda, pode colocar fotos de tendências; se gosta de cinema, poste notícias de filmes ou comentários; se preferir futebol, publique vídeos dos melhores momentos e comente o que achou. O blog é livre para expressar opiniões e divertir. Sem esquecer, claro, que não se deve publicar dados pessoais - como endereço, telefone e escola - e fotos ou situações constrangedoras.

 

Dicas da Carol Cruz

Ter layout bonito e moderno, pois é a primeira coisa que o leitor repara.

Comprar o domínio do blog. Ser dono de página .com ou .com.br passa credibilidade.

O ideal é ter posts com conteúdo. Qualidade é melhor do que quantidade.

É indispensável o uso de redes sociais para divulgar a página e atualizações.

É importante ter organização.

Atualizar informações todos os dias é essencial.

Tenha muito cuidado com erros de português.

 

Dicas do Daniel Oliveira

Fale sobre algo que você gosta.

Blog bem visitado tem algo que as pessoas querem ler. Ninguém quer saber das coisas que deram errado na sua vida, a não ser sua mãe.

Coloque fotos bacanas para ilustrar o assunto.Isso vai fazer com que os buscadores cheguem ao blog também pelas imagens.

Faça parcerias com outros blogs e troque links. Os blogs mais visitados têm cantinho para isso.

Fique sempre atento às novidades da internet e ao que o seu público quer ver.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;