Memória Titulo
Um livro para Toki Nogami e para todos nós

Uma família de pioneiros e precursores: história da primeira família japonesa a se estabelecer na região do ABC

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
23/11/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Uma família de pioneiros e precursores: história da primeira família japonesa a se estabelecer na região do ABC, livro de Paulo S. Nogami, que narra a odisséia da sua família, com subsídios importantes para a própria história da imigração japonesa ao Brasil. Trata-se de uma jóia distribuída em 206 páginas e que informa sobre a história contemporânea do Grande ABC.

Paulo Nogami, o autor, cresceu em Ribeirão Pires. Formou-se em Contabilidade e em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Especializou-se em Engenharia Sanitária. Exerceu a profissão durante 45 anos e dedicou-se ao magistério. Ao se aposentar, mergulhou de cabeça na memória.

Em 2006 publicou Caminhos e Trilhas. Agora oferece esse livro, que procura responder aos filhos o que foi a vida de seus avós e bisavós e as razões que o trouxeram ao Brasil. Resultado: publicou um livro que, absolutamente, não responde apenas aos filhos, mas a todos nós. É um depoimento rico e comovente, que chega bem a propósito no ano do centenário da imigração japonesa ao Brasil.

E olha que os Kumabe, ancestrais do autor, chegaram antes de 1908 ao Brasil!

Notícias
Saburo Kumabe foi juiz de Direito no Japão e chegou ao Brasil com a mulher e filhos dois anos antes do Kasato Maru. Faz parte, por isso, do grupo chamado "precursores da imigração japonesa no Brasil".

Toki Kumabe, juntamente com sua irmã, foram as primeiras japonesas a se formarem, como professoras normalistas, no Magistério público no Brasil, e as primeiras a obterem a cidadania brasileira.

Yutaka Nogami foi o primeiro japonês a se instalar na então vila de Ribeirão Pires. E foi o iniciador da horticultura profissionalizada na região.

Trecho
"O trem de passageiros, vindo de São Paulo, puxado por uma lustrosa locomotiva, entrou lentamente na estação de Ribeirão Pires. Uma densa neblina cobria toda a redondeza. Mas se podia divisar o casario ao longo de uma rua próxima". (Entre os passageiros, o casal Yutaka Nogami e Toki). "Foram alvo de olhares, dos que ali se encontravam. Nunca tinham visto gente semelhante chegando na vila. ‘Chinês', dizia um deles. ‘Não, são do Japão', afirmava um outro."

Depois de fazer essa introdução, o autor retorna ao Japão que se transformava. E em capítulos, vai contando histórias familiares que ilustram a história do país dos seus antepassados. Só o conteúdo com a lista dos capítulos ocupa duas páginas. E a história chega aos dias atuais.

Uma das ilustrações mostra o Estádio do Pacaembu lotado. E nas arquibancadas, em letras visíveis de todos os cantos do estádio, a homenagem que a colônia prestou a Toki Nogami quando dos 80 anos da imigração japonesa. Apaixonante.

UMA FAMÍLIA DE PIONEIROS E PRECURSORES: História da primeira família japonesa a se estabelecer na região do ABC. Autor: Paulo S. Nogami. São Paulo: Ferrari Editora e Artes, 2008.

News Seller

Domingo, 23 de novembro de 1958

Saúde - Prefeitura de Santo André firma convênio com o Samdu (Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência). Órgão será dirigido na cidade pelo doutor Oséas de Castro Neves.

Natal - Lançado concurso de decoração de vitrinas em Santo André.

Transportes - Ônibus circulares mostram falhas.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 23 de novembro de 1978

Manchete - CMN (Conselho Monetário Nacional) aprova medidas para deter processo inflacionário em 1979

Editorial - Prefeitos eufóricos, perigo à vista

São Bernardo - Professor Walter Stohr, da Universidade Viena, profere conferência no Seminário Internacional sobre o Desenvolvimento das Áreas Metropolitanas.

Falecimento - O astrólogo Omar Cardoso faleceu ontem em Campinas.

Polícia - Psicólogo é preso ao montar uma clínica de emagrecimento em Ribeirão Pires.

EM 23 DE NOVEMBRO DE...
1948 - Fundado, em Santo André, o Centro Espírita Francisco Ribeiro.

HOJE
Dia da Ação Católica.

SANTOS DO DIA
Clemente 1º, Columbano (abade), Cristo Rei, Felicidade e Lucrecia.

O papa Clemente 1º foi o terceiro sucessor de São Pedro. Governou a Igreja por 10 anos: entre 92 e 102.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;