Política Titulo
Grana prevê adesão de mais vereadores na próxima semana

Prefeito de Sto.André formalizou apoio do PTdoB na quinta-feira e agora tem maioria simples na Câmara

Por Fábio Martins
Raphael Rocha
18/05/2013 | 07:07
Compartilhar notícia


Após oficializar o ingresso do PTdoB à base governista na Câmara, o prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), disse que, na próxima semana, deve anunciar a adesão de mais vereadores do extinto G-12 (ala independente na Casa). O alvo prioritário é o PDT, que possui representantes no primeiro escalão do governo e os parlamentares Cosmo do Gás e Sargento Lobo ainda relutando em incorporar o bloco situacionista.

"Há vereadores que querem participar do projeto à cidade. Perceberam no nosso governo a construção do bem para Santo André", avaliou o petista, que garantiu o apoio dos trabalhistas Elian Santana e Marcos Pinchiari na quinta-feira.

Além dos pedetistas Cosmo do Gás e Sargento Lobo, o governo também sente a diminuição de críticas de outros integrantes do grupo independente no Legislativo. Evilásio Santana, o Bahia (DEM), e Roberto Rautenberg (PTB), nas últimas semanas, aliviaram o tom ácido que usualmente imprimiam nos discursos de avaliação de Grana. "Tem vereadores do PT que dão mais trabalho na Câmara", revelou o chefe do Executivo.

Para Grana, o G-12 "já cumpriu seu papel". O prefeito opinou que o bloco se formou basicamente para conquistar a presidência da Câmara - objetivo alcançado com o triunfo de Donizeti Pereira (PV) sobre José Montoro Filho, o Montorinho (PT). "Agora estamos numa nova fase, de melhor relação com o conjunto dos 21 vereadores. O Legislativo tem sua dinâmica e sabíamos que haveria mudança no momento adequado", comentou o petista.

Com a oficialização de Elian e Pinchiari à base governista, Grana passa a ter, pela primeira vez desde que assumiu o Paço andreense, maioria simples na Câmara. A formação atual permite que o prefeito consiga aprovar projetos de menor importância e que tenha mais facilidade no diálogo para atrair votos em proposituras mais relevantes.

Embora tenha trabalhado durante cinco meses com cenário de minoria na Casa, Grana conseguiu emplacar duas de suas principais bandeiras de campanha: o aumento do valor do aluguel social e a implementação do Bilhete Único. Em ambas propostas houve emendas ao texto original - no aluguel social houve acréscimo na quantia sugerida pela Prefeitura e no Bilhete Único a mudança é para divulgação do relatório semestral dos gastos com o benefício.

"Mesmo com ingresso da Elian Santana e do Marcos Pinchiari, vou continuar da mesma forma, tratando os 21 vereadores com muito respeito. A vinda deles (trabalhistas) é uma boa descoberta e mostra que a cidade e a Câmara percebem o novo momento pelo qual a cidade passa", analisou o chefe do Executivo. "Continuaremos perseguindo o diálogo. Independentemente de partido sempre defenderei os projetos bons para a cidade."

IGUAL A LULA

Assim como seu padrinho político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Grana usou metáfora futebolística para avaliar o fim do G-12. "G-12 é como São Paulo, Corinthians e Palmeiras. Já estão fora da pauta", brincou o petista - que é santista -, sobre a saída dos times paulistas da Copa Libertadores da América.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;