Economia Titulo
Dilma vem ao Grande ABC discutir crise financeira
Marcos Seabra
Do Diário do Grande ABC
26/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, confirmou presença no seminário O ABC do Diálogo e do Desenvolvimento, que vai discutir, nos dias 11 e 12, propostas para enfrentar a crise econômica e alternativas para a proteção ao emprego. O foco do evento estará dirigido especialmente para aqueles setores que formam a base da economia do Grande ABC.

As discussões contarão com a participação de vários integrantes da sociedade civil da região, incluindo prefeitos, secretários estaduais e municipais. O governador de São Paulo, José Serra, foi convidado.

No auditório do Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação), em São Bernardo, onde será realizado o seminário, o objetivo é formular propostas para atender as demandas dos que sofrem os efeitos da crise, entre eles as empresas.

O intuito é reunir entidades e governos que podem, de alguma forma, oferecer soluções e alternativas para a proteção ao emprego dos trabalhadores da região.

O representante da área econômica do governo federal no evento será Nelson Henrique Barbosa Filho, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, que tem como cacife ser um dos principais formuladores de política econômica do ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Tanto a ministra-chefe da Casa Civil como o secretário de Política Econômica do governo federal prometem que não se utilizaram do seminário como palanque político como, aliás, a ministra vem sendo acusada ao percorrer o País para explicar as ações do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Para o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, um dos organizadores do evento, a participação do primeiro escalão do governo federal no seminário "confirma compromisso assumido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião com Sérgio Nobre, presidente do sindicato, no Palácio do Planalto".

Na ocasião, o dirigente sindical do ABC disse ao presidente Lula que apenas uma ação coordenada de todos os setores envolvidos e atingidos pela crise econômica mundial- trabalhadores, empresários e poder público - poderia produzir alternativas para enfrentar o problema e garantir a retomada do crescimento do País. (mais informações abaixo).

MESAS - Além de outras ações que serão formuladas durante o seminário quatro temas principais serão discutidos: a viabilização do crédito para a região; o acesso a mercados e potencialidades para tal; alternativas para o enfrentamento do desemprego na região; e as relações e condições de trabalho.

Ao final do evento, será firmada uma Carta em Defesa do Emprego. Mais do que promessas, os organizadores garantem que o documento trará decisões e não apenas diagnósticos da crise.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;