Internacional Titulo
Israel faz novas incursões em territórios palestinos
Das Agências
13/06/2002 | 09:06
Compartilhar notícia


O Exército israelense deu início na noite desta terça-feira a quatro novas incursões em territórios autônomos palestinos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. Cerca de sete palestinos e cinco soldados israelenses ficaram feridos. Enquanto isso, as tropas ainda ocupavam a cidade de Ramallah, apesar do quartel-general do líder palestino Yasser Arafat ter sido liberado.

As incursões aconteceram no momento em que o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, voltava para Israel depois de uma visita aos Estados Unidos e Grã-Bretanha, classificada com proveitosa pelos israelenses.

A maior incursão aconteceu em Tuba (Cisjordânia), uma cidade de 15 mil habitantes ao Sul de Jenin. Cerca de 40 blindados, tanques e transportes de tropas blindados, com o apoio de três helicópteros, invadiram durante a noite, segundo os moradores.

Dois palestinos, um deles membro dos serviços de segurança, e dois militares israelenses ficaram feridos. Cerca de dez pessoas foram presas na cidade. O Exército entrou em escritórios de diversos serviços de segurança, de acordo com testemunhas.

Outros sete palestinos foram feitos prisioneiros no povoado de Beit Furik, zona de baixo controle da segurança israelense ao Norte da Cisjordânia. Ainda na Cisjordânia, uma unidade blindada atacou em duas ocasiões Hebron (Sul), destruindo automóveis, de acordo com testemunhas que deram conta de um terceiro ataque na cidade próxima a Jatar.

À noite, em Rafah, no Sul da Faixa de Gaza, o exército lançou um quarto ataque, fazendo cinco palestinos prisioneiros, entre eles uma autoridade do Fatah, o movimento do presidente Yasser Arafat, segundo fontes da segurança palestina.

Um porta-voz militar israelense confirmou a prisão desta autoridade, Nizar Harazil, que os israelenses acusam de ter participado do ataque contra uma colônia. Por outro lado, três militares israelenses e cinco palestinos foram feridos em um tiroteio perto da colônia de ocupação israelense de Neve Dkalim, ao sul da Faixa de Gaza.

O Exército saiu na quarta-feira de Ramallah e da cidade de El-Bireh, mas permaneceu nos arredores das cidades. Os soldados israelenses, que ocupavam Ramallah desde segunda-feira, haviam invadido o quartel-general do presidente palestino com o pretexto de impedir que "terroristas pudessem se refugiar ali".

Mais de 60 palestinos foram feitos prisioneiros em Ramallah e, segundo o exército, foram descobertos dois veículos repletos de explosivos.

Depois de sua visita aos Estados Unidos, Sharon fez uma escala em Londres na quarta-feira, onde se reuniu com o primeiro-ministro Tony Blair, que o chamou "a reativar rapidamente o processo político", israelo-palestino.

Ao mesmo tempo, a administração Bush falou sobre a idéia de um Estado palestino interino. A sugestão foi feita pelo secretário de Estado, Colin Powell, que deu poucos detalhes sobre a forma que teria este Estado "interino" ou "provisório".

O conflito israelense-palestino e as dúvidas sobre a política americana para a região foram o assunto central de uma reunião de ministros de Relações Exteriores do G-8 , ue começou na quarta-feira e vai durar dois dias em Whistler (Canadá).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;