Setecidades Titulo Feriado da Independência
Pandemia cancela desfiles cívicos neste 7 de setembro

Evento foi suspenso para evitar aglomeração; em 2019, 25 mil pessoas participaram da festa

Por Flavia Kurotori
Do Diário do Grande ABC
03/09/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


Tradicional desfile cívico no Dia de Independência, na segunda-feira, não será realizado pelas prefeituras neste ano em razão da pandemia do novo coronavírus. Nenhuma atividade especial está marcada para a data. No ano passado, Santo André, São Caetano e Diadema fizeram suas festividades, que somaram pelo menos 25 mil integrantes, entre estudantes, entidades assistenciais e corporações, além de público de cerca de 20 mil pessoas.

Em Santo André, o evento ocorreu, em 2019, na Avenida Firestone e atraiu aproximadamente 5.000 pessoas. A edição marcou a retomada do desfile cívico na cidade, que estava suspenso desde 2016 em razão das dificuldades financeiras da administração. Na ocasião, além da passagem de carros militares do Exército e dos bombeiros, 20 entidades desfilaram.

No ano passado, na Avenida Kennedy, em São Caetano, teve o desfile de 36 entidades e alunos da rede municipal, fora agentes da Polícia Militar, Defesa Civil e GCM (Guarda Civil Municipal). Ao todo, 12 mil pessoas acompanharam o evento.

Já em Diadema, a festa foi na Avenida Sete de Setembro e contou com a presença de uma intérprete de Libras. Participaram do desfile grupos motorizados e policiais, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo e Exército Brasileiro.

Nos demais municípios da região, o desfile cívico é realizado nos meses dos respectivos aniversários: agosto em São Bernardo, dezembro em Mauá, março em Ribeirão Pires e maio em Rio Grande da Serra.

FERIADÃO
Preocupados com o grande número de pessoas nas praias do Litoral, prefeitos de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente se reuniram para discutir alternativa para evitar a aglomeração observada igual à observada no último fim de semana. Expectativa é que não haja bloqueio do acesso no fim de semana e na segunda-feira, mas intensificar a fiscalização com auxílio da Polícia Militar. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;