Setecidades Titulo REMANDO PARA A VIDA
Pacientes retiram 10t de lixo da Billings

Trabalho da saúde mental de S.Bernardo ocorre toda última sexta-feira do mês há quatro anos

Por Da Redação
23/06/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O Programa Remando para a Vida, da Prefeitura de São Bernardo, destinado às pessoas em tratamento de saúde mental nos Caps (Centros de Atenção Psicossocial), atingiu, na última semana, a marca de 10 toneladas de lixo retiradas da Represa Billings.

Os mutirões de coleta de resíduos sólidos começaram a ser realizados por grupo de pacientes há quatro anos. Hoje, a ação ocorre uma vez por mês e envolve em torno de 30 pessoas em cada coleta. As atividades ocorrem em todas as últimas sextas-feiras de cada mês e quem deseja participar pode enviar solicitação via e-mail remando.vida@saobernardo.sp.gov.br.

O Remando para Vida realiza cerca de 250 atendimentos mensais, com pacientes em tratamento nos Caps e residências terapêuticas. O objetivo é promover, por meio da diversão e do esporte, a inclusão social e a reabilitação, assim como apresentar a importância da preservação ambiental.

Destaca também atividades esportivas, com caiaques e pranchas de stand-up paddle, pelas águas da Represa Billings, na região do Riacho Grande.

O coordenador do programa, Ricardo Augusto, passou a observar que a quantidade de lixo exposto incomodava os pacientes, além de ir na contramão de uma das ideias do programa, que é a educação ambiental e o bom uso do manancial.

Participante do programa desde 2017, Mario Shiwaku, 76 anos, se diz satisfeito com os resultados das ações. “Ultimamente nem tem muito lixo para tirar, acho que estão aprendendo. Agora sobra o lazer, e isso faz muito bem para as pessoas”, destacou.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;