Política Titulo Sondagem
Morando aparece em pesquisa ao Estado
Humberto Domiciano
do Diário do Grande ABC
01/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
DGABC


O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), apareceu ontem pela primeira vez em sondagem eleitoral para a disputa do governo do Estado, em 2018. No estrato que inclui o chefe do Executivo da região, o levantamento, realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, registra Morando com 1,9% das intenções de voto em lista contendo apenas possíveis candidatos tucanos no pleito de sucessão de Geraldo Alckmin (PSDB).

No recorte, contendo cinco nomes do PSDB, a pesquisa apontou o atual prefeito da Capital, João Doria, na liderança, com 42,5% de intenções, seguido pelo senador e ex-governador José Serra, com 25,4%. O rol trouxe ainda o vice-prefeito de São Paulo, Bruno Covas, com 5,8%, e o chanceler Aloysio Nunes apresenta 3,5%.

A sondagem do Paraná Pesquisas mostra em outro cenário o nome do ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT), com 5,5%, em lista com candidatos de outros partidos. Neste quadro, a liderança fica com José Serra, que obteve 34,5%. O instituto, no entanto, não testou Marinho e Morando no mesmo quadro. Outro petista considerado foi o ex-prefeito da Capital Fernando Haddad, que atingiu 9,2% em panorama que tem Doria – cotado à Presidência da República – com 44,7%.

O estudo indica simulações também para o Senado – serão duas vagas em aberto no ano que vem. O quadro mostra Alckmin com 34,8% e o deputado federal Celso Russomanno (PRB) computa 34,3%. O vereador paulistano Eduardo Suplicy (PT) alcançou 20%. Constam entre os nomes citados na lista a senadora Marta Suplicy (PMDB), com 11,7%, e o deputado federal Marco Feliciano (PSC), com 9,7%.

A amostra tem margem de erro de dois pontos percentuais em todos os cenários.

NO CENÁRIO

Questionado sobre a inclusão de seu nome, Morando afirmou que recebeu a informação “com surpresa”. “Estou iniciando um trabalho para melhorar São Bernardo. Nunca parei para pensar nesta ideia. Não sei qual o critério do pesquisador e, apesar do político gostar de ter o nome lembrado, estou muito feliz em poder ser prefeito”, destacou o tucano. Sobre se aceitaria concorrer na eleição ao governo do Estado, ele pontuou que vê com muita dificuldade uma eventual saída da Prefeitura. “Tenho me empenhado muito nas questões da cidade e estou totalmente focado nisso”, completou.

Na visão do presidente paulista do PSDB, o deputado estadual Pedro Tobias, o nome de Morando se enquadra na proposta de renovação da legenda. “Entendo que o partido deve abrir espaço para jovens lideranças. Temos safra boa de prefeitos que foram eleitos no ano passado e o Morando é uma surpresa agradável neste contexto, com totais condições de ser candidato”, alegou.

Tobias ponderou, entretanto, que somente no ano que vem ocorrerá a definição do nome interno que defenderá a dinastia tucana, de 24 anos, no Palácio dos Bandeirantes. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;