Eleições 2016 Titulo Região
PSDB de Rio Grande tem 2ª maior hegemonia da região

Vitória de Maranhão levará grupo a 16 anos seguidos no poder, atrás do PTB em S.Caetano

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
24/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A nova vitória de Gabriel Maranhão na eleição de Rio Grande da Serra fará com que o mesmo grupo político fique 16 anos ininterruptos no governo da cidade, um dos maiores períodos de hegemonia na política do Grande ABC.

O predomínio começou com Adler Kiko Teixeira, em 2004, quando ele recebeu 48,34% dos votos válidos e superou o então petista Carlos Augusto César, o Cafu. Kiko foi reeleito em 2008, com 80% dos votos válidos, e emplacou Maranhão como sucessor em 2012. Kiko foi eleito prefeito de Ribeirão Pires.

A lista de vitórias consecutivas só não supera o desempenho do PTB em São Caetano. A sequência petebista no Palácio da Cerâmica teve início em 1983 e durou até 2012 – passaram pela principal cadeira do Paço Hermógenes Walter Braido, Luiz Olinto Tortorello, Antônio José Dall’Anese (que no meio do mandato migrou para o PSDB) e José Auricchio Júnior (hoje no PSDB).

Maranhão celebra o feito. “Eu cheguei a este grupo logo em 2005 e tenho muito orgulho. Acredito que hoje tem 50% do quadro trabalhando aqui. Alguns mudaram de função”.

O prefeito reeleito, que em 2014 declarou apoio e voto em Dilma Rousseff, presidenciável do PT, protagonizou crise no bloco político. “É uma questão superada. Nunca quis deixar o PSDB. Apenas me posicionei naquela época em favor da cidade”, minimizou.

O fato superado foi confirmado pelo coordenador regional do PSDB, Márcio Canuto. “O episódio sobre a Dilma me aproximou do Maranhão. Sou dirigente e precisava responder pelo ato. Contudo, conseguimos apontar hoje a importância da cidade. Este grupo tem somente que ser elogiado. Porque quatro vitórias seguidas são resultados de trabalhos e conquistas.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;