Setecidades Titulo
Novo exame detecta a tuberculose
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
30/09/2005 | 08:20
Compartilhar notícia


O Programa Municipal de Combate da Tuberculose de São Bernardo passou a oferecer três novos exames que possibilitam o diagnóstico mais preciso da doença: cultura do escarro, de escarro induzido e o Ada (Adenosina Deaminase). Atualmente, o exame utilizado é a baciloscopia (exame de escarro na lâmina examinada por microscópio), que possibilita apenas 60% a 70% de positividade.

De acordo com o coordenador do programa, Carlos Alberto de Oliveira, os novos exames vão aumentar a eficiência do diagnóstico. "Com isso, a positividade do teste chegará a 100% e, conseqüentemente, o tratamento e os índices de cura acompanharão esse índice", avalia.

O exame de escarro induzido é feito quando a doença é detectada por meio de raio-x, mas o paciente não possui ou expele catarro naturalmente para confirmação do diagnóstico. Para a realização desse exame, o programa construiu uma cabine na qual o paciente, por meio de um inalador e produto específico, é induzido a tossir e a produzir o catarro.

O exame de cultura do escarro permitirá identificar com precisão as subespécies de bactérias que causam as tuberculoses atípicas. "Além de identificar a bactéria, o exame possibilitará ver também o nível de resistência da bactéria", explica o coordenador.

Já o Ada é feito para diagnosticar a tuberculose pleural. O líquido retirado da pleura passará a ser levado para o Laboratório de Patologia Clínica da Prefeitura de São Bernardo, que foi equipado para a realização dos novos exames. "Seremos referência para a região e realizaremos esse exame para as demais cidades", diz Carlos Alberto de Oliveira.

Prêmio – Santo André foi premiada pela Secretaria de Estado da Saúde por ter apresentado os melhores resultados no Programa de Controle de Tuberculose em 2004. A taxa de cura de novos casos no município foi de 85,1% no ano passado. São Bernardo e Ribeirão Pires receberam menção honrosa, por terem apresentado 82,5% e 80%, respectivamente, de cura em novos casos da doença.

O controle da doença em Santo André, com diagnóstico e tratamento, é realizado pelo DAS (Departamento de Assistência à Saúde) da Secretaria Municipal de Saúde. Outras informações sobre o Programa de Controle da Tuberculose podem ser obtidas pelo telefone 4427-6110.

A tuberculose é uma doença grave transmitida por meio de gotas de secreção respiratória, que se propagam pelo ar. A enfermidade tem cura e seu tratamento, em geral, dura seis meses. Em 2002, foram registrados 17.533 novos casos da doença no Estado. No ano seguinte, o número diminuiu um pouco: 17.346. Em 2004, no entanto, a curva voltou a ser ascendente – foram registrados 16.752 casos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;