Diarinho Titulo
Por que tudo o que se joga para cima cai no chão?
Por Do Diário do Grande ABC
07/02/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


J á notou que qualquer coisa jogada para o alto cai no chão? Isso acontece por causa da força que puxa tudo em direção ao centro da Terra, chamada força da gravidade. Na realidade, esse fenômeno de atração existe entre todos corpos (corpo é como a Física chama de maneira geral todas as coisas, como objetos, seres vivos). É semelhante ao que ocorre com o ímã. No entanto, ninguém percebe essa força, porque a gente não sente puxar.

Para que seja sentida, é preciso que um desses corpos tenha muitos milhões de quilos. Assim, o maior (considerado o que tem mais gravidade) sempre puxa o que é menor. Esse é o caso da Terra (superpesada!) que atrai para si tudo em sua superfície, sem deixar que nada desgrude e saia voando por aí.

A gravidade está em todas as partes do Universo. É responsável, por exemplo, por manter os planetas girando em torno do gigantesco Sol (que também são atraídos para ele; lembre-se que o maior e mais pesado sempre manda). Engana-se quem pensa que os astronautas flutuam porque não existe essa força da gravidade no espaço. É que lá em cima ela age de maneira diferente: é bem mais fraca do que aqui, já que está mais longe do centro do planeta.

Sem essa força, o Universo não existiria nem haveria vida na Terra. É tão forte que só precisa de um pouco dela para manter tudo grudado na superfície, mesmo o planeta girando a 1.500 km/h na região perto da Linha do Equador (quanto mais próximo aos polos, menor a velocidade).

Consultoria do físico e conferencista Pierluigi Piazzi

Maçã não caiu na cabeça de Isaac Newton

Está rolando na internet o manuscrito que conta a verdadeira história de como o físico inglês Isaac Newton (1643-1727) desenvolveu a lei da gravidade (que diz que o maior atrai o menor). O documento, chamado Memórias da Vida de Sir Isaac Newton, foi escrito pelo amigo do cientista William Stukeley, em 1752.

Imaginava-se que tudo começou quando uma maçã caiu na cabeça de Newton. Mas não foi assim. De fato, a fruta participou da história, mas não o atingiu. Ele estava olhando para a Lua e se perguntando "Por que a Lua, que se move com tamanha velocidade, não vai embora pelo universo afora, mas se mantém girando em torno da Terra? Que força será essa que age nela?". Nesse instante, viu a maçã cair e teve um estalo: "É a própria gravidade que faz a maçã cair em direção ao centro da Terra". Até aquele momento acreditava-se essa força agia só no planeta.

O documento também desmente que a teoria surgiu da noite para o dia. Newton ficou 20 anos estudando a questão até publicar a obra Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, em que explica a força de atração que há entre todas as coisas.

O manuscrito original está guardado na Royal Society (famosa associação de cientistas ingleses), que decidiu publicá-lo agora. Dá para conferir o documento em inglês no endereço www.royalsociety.org/Turning-the-Pages




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;