Política Titulo Incoerência
Márcio França volta atrás sobre apoio ao PSDB
Rogério Santos
do Diário do Grande ABC
12/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Novamente, o presidente estadual do PSB, Márcio França, muda o discurso sobre os rumos do partido nas eleições municipais. Após declarar em dezembro que os socialistas deveriam se alinhar ao PSDB no pleito majoritário, agora ele argumenta que as decisões partidárias serão definidas pelos diretórios municipais. "Ainda não há definição. Isso não deve ser uma norma (aliar com um ou outro)."

O secretário estadual de Turismo argumenta que a autonomia dos diretórios é assegurada pelo estatuto do partido. Segundo ele, nenhuma decisão sobre o pleito virá de "cima para baixo". "Não é nossa tradição. As decisões locais devem ser respeitadas."

Na época em que sugeriu alinhamento com os tucanos, a justificativa de Márcio França era a de manter a parceria com o governo estadual, comandado pelo tucano Geraldo Alckmin. Por outro lado, o socialista não descarta aliança com o PT, aliado da sigla no governo federal.

A declaração do mandatário não foi bem recebida pelo presidente do PSB em São Bernardo, Luiz Carlos Heredia, que ameaçou deixar o comando do partido se a parceria com o PT fosse consolidada. Socialistas e tucanos estiveram juntos na eleição municipal em 2008, em chapa formada pelo deputado estadual Orlando Morando (PSDB) e Edinho Montemor (atualmente no PDT). A coligação alcançou 170.728 votos.

Essa não foi a primeira vez que o discurso de Márcio França se mostrou incoerente. Em 2010, ele ficou incomodado com os vereadores de São Bernardo Sérgio Demarchi, Ary de Oliveira e Antonio Cabrera, que se mantinham na oposição ao prefeito Luiz Marinho (PT). Em visita ao petista na época, França pressionou os parlamentares a se alinharem ao governo, argumentando que "Deus envia sinais".

Indefinição - Ao comentar o diretório de São Bernardo, Márcio França avalia que o quadro na cidade segue indefinido, embora ele já tenha sugerido o nome do vereador Antonio Cabrera como possível postulante ao Paço. "Não adianta forçar o corpo sem levar a alma." Para ele, o fato de não haver campanha eleitoral televisiva no Grande ABC dificulta a participação no pleito.

Enquanto aguardam definição sobre que caminho seguir, os representantes da sigla no Legislativo se reúnem hoje com o vereador Tunico Vieira (PMDB), pré-candidato a prefeito. Os dois partidos discutem a possibilidade de composição para a eleição majoritária. Ary de Oliveira vê com bons olhos a possibilidade de parceria, que pode ser ratificada durante o encontro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;