Política Titulo Reclamações
Donisete Braga realiza
raio X do Jardim Zaíra

Prefeito de Mauá estende OP e coloca equipe em
todas as ruas do bairro para ouvir problemas

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
16/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), remodelou o OP (Orçamento Participativo) para 2016 e irá fazer raio X completo sobre demandas do Jardim Zaíra, o maior bairro da cidade, que tem em torno de 90 mil habitantes. A administração coloca hoje equipes de servidores para percorrer todas as ruas da região, batendo de porta a porta para colher as principais reclamações.

“Esse mecanismo termina sendo uma intervenção direta em cada via pública. Todo o governo vai estar aqui amanhã (hoje). Vamos dividir duas duplas para percorrer todas as ruas. Será feito uma enquete sobre os problemas e demandas do bairro. O povo vem e participa da plenária, está acostumado. Funciona como uma consolidação do OP. É uma forma de diminuir a distância entre o poder público e a população”, definiu Donisete.

Diferentemente do que vinha ocorrendo em anos anteriores, a população utilizou a palavra na plenária para cobrar ações de ajustes dos serviços públicos e não a construção de equipamentos. A região terá aporte de R$ 79 milhões do governo federal, via PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), para urbanizar os morros do Chafic e Macuco, inseridos no Jardim Zaíra. E ainda terá recursos da mesma ordem para atender a implementação dos terminais de ônibus do Zaíra, Itapeva e Itapark.

“São questões mais de ajuste dos serviços nessa região. Teremos um modelo para fiscalizar áreas de risco. Cada rua terá um líder, que acaba sendo o síndico do quarteirão para não permitir novas ocupações irregulares. Estamos apostando muito nisso. O (prefeito de Santo André) Celso Daniel (morto em 2002) falava muito sobre o poder local, onde as coisas acontecem e mostram que cada região tem sua particularidade. O terminal do Zaíra será feito em novo modelo, maior, e vai redefinir toda a Avenida Castelo Branco, onde o trânsito costuma travar em horários de pico”, pontuou o prefeito.

Donisete ainda adiantou que pretende encampar obras de lazer e melhorias. Na rua sem saída Sebastião Antônio da Silva, por exemplo, ele vislumbra a contrução de uma praça com quadras poliesportivas e espaço de convivência. Além disso, projeta ampliar reformas de unidades de Saúde da região. “Também precisamos ficar em cima de serviços de manutenção. São recuperação do passeio, do meio-fio e sinalizações de trânsito.”

Após o trabalho de prospecção do Paço no Jardim Zaíra, Donisete prometeu anunciar em até 30 dias o volume dos investimentos que fará na região. O projeto será embasado na enquete colhida pelos servidores.

O OP será executado em toda a cidade, que foi dividida em sete regiões, para embasar a construção da LOA (Lei de Diretrizes Orçamentária) para 2016. Donisete destacou que a primeira plenária, realizada na região 7, determinou investimentos na ordem de R$ 290 mil. “Isso sem contar o custo que teremos com a manutenção dos equipamentos.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;