Economia Titulo
Bolsa de Tóquio fecha em alta com dólar forte
Por
08/12/2014 | 05:37
Compartilhar notícia


A Bolsa de Tóquio fechou em alta nesta segunda-feira, pela sétima sessão seguida. O desempenho positivo foi impulsionado principalmente por uma nova valorização do dólar em relação ao iene. A moeda norte-americana continua em ritmo acelerado em razão do relatório de empregos nos Estados Unidos, que foi divulgado na sexta-feira e mostrou a criação de 321 mil postos de trabalho no mês, ante previsão de 230 mil vagas.

Com isso, o índice Nikkei encerrou o dia com avanço de 0,08%, aos 17.936,64 pontos. Quando a bolsa da capital japonesa fechou, o dólar era negociado a 121,44 ienes, um pouco acima dos 121,42 ienes registrados no fim da tarde de sexta-feira. Um iene mais fraco beneficia as principais exportadoras do Japão, pois suas receitas são anotadas na moeda norte-americana.

Mais cedo, o governo japonês revisou o desempenho do seu Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre deste ano. Na nova leitura, a economia do país encolheu 1,9% na comparação anualizada, uma retração maior que a registrada na primeira estimativa, de 1,6%.

"Apesar da revisão do PIB, os negócios de hoje foram mais sensíveis à alta do dólar", disse Toshihiko Matsuno, estrategista sênior da SMBC Amigo Securities. "A revisão do PIB, embora decepcionante, não lançou uma cortina de fumaça sobre o quadro de investimento", afirmou.

"Os gestores de fundos estão agora tentando adivinhar em quanto tempo o Federal Reserve (banco central norte-americano) vai começar a armar-se para subir as taxas de juros, o que deve ajudar a alimentar a subida do dólar", disse o estrategista de ações sênior Norihiro Fujito, da Morgan Stanley MUFG Securities.

Entre as empresas, as maiores altas foram lideradas pelas exportadoras. A Toyota registrou ganho de 1,5% e a Tokyo Electron avançou 2,9%. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;