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Vem aí o carro movido a hidrogênio
Wilson Marini
Para o Diário do Grande ABC
30/10/2014 | 07:00
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A Toyota lançará no 28º Salão Internacional de São Paulo, que acontece de hoje a 9 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, o primeiro veículo do mundo movido a hidrogênio a ser produzido em escala comercial, o FCV, que será lançado nos mercados do Japão e Estados Unidos no primeiro semestre de 2015. Já testado no Canadá, o modelo é indicado para mobilidade urbana limpa, comporta quatro passageiros e é movido pela energia elétrica proveniente da reação eletroquímica entre o hidrogênio (que é o tipo de combustível a ser alimentado) e o oxigênio retirado da atmosfera. O sistema libera água por válvula na parte inferior do veículo, sem o clássico escapamento. O veículo a hidrogênio da Toyota possui motor elétrico, bateria, dois tanques de hidrogênio de alta pressão, central de comando e célula combustível a hidrogênio. No centro do assoalho se localiza estação para ocorrer a reação química que coloca o carro em movimento sem a necessidade de combustíveis tradicionais como os derivados do petróleo ou etanol. Segundo o fabricante, o FCV possui autonomia para rodar 700 quilômetros e atinge velocidade máxima de 170 km/h. O Japão está montando rede de postos em áreas estratégicas para viabilizar o uso do veículo e o mesmo ocorrerá nos Estados Unidos. O aquecimento global é provocado pela emissão descontrolada de gases do efeito estufa, entre eles o dióxido de carbono liberado pela queima de combustíveis fósseis. Cresce a conscientização entre governos sobre a necessidade urgente da adoção de novas formas de energia para o enfrentamento das mudanças climáticas provocadas por ações humanas. O carro a hidrogênio, se viabilizado em economia de escala no futuro, será alternativa ecologicamente correta e irá colaborar com a solução para prevenir os problemas ambientais.

Investimentos no Interior
O grupo sucroalcooleiro São Martinho criou consórcio imobiliário com a Alphaville Urbanismo para desenvolver projetos imobiliários no Interior, inicialmente para a construção de condomínios nas regiões de Ribeirão Preto, Limeira e Piracicaba. A Raízen anunciou que a produção de etanol de segunda geração (2G) na Usina Costa Pinto, em Piracicaba, entrará em escala comercial no fim de novembro. A Mercedes-Benz do Brasil irá investir R$ 500 milhões em sua fábrica de São Bernardo.

Itu sem água e Orelhão
O governo de São Paulo autorizou a Defesa Civil a contratar de forma emergencial 20 caminhões-pipa para distribuição de água à população de Itu. O órgão também vai disponibilizar sete caixas flexíveis de água em pontos estratégicos da cidade. Em evidência nacional devido à grave crise hídrica, a histórica Itu sofreu nesta semana outro golpe na autoestima com a retirada da praça central do famoso Orelhão, seu principal ponto turístico. A Vivo precisa de 40 dias para fazer a manutenção.

Chinchilas, não
O governador Alckmin sancionou anteontem a lei que proíbe a criação de chinchilas e outros animais com a finalidade de extração de peles no Estado. O projeto é do deputado Feliciano Filho (PEN). “A aprovação preserva a vida de milhares de animais que vivem em cubículos muito pequenos, mal podendo se mexer, para depois serem mortos de forma cruel, para satisfazer a vaidade humana”, disse o deputado. A crueldade maior acontece no momento do abate: as chinchilas são mortas por meio da quebra do pescoço e às vezes sem anestesia. Cada pele do animal custa cerca de 60 dólares. A produção de único casaco longo consome cerca de 200 chinchilas e chega a custar US$ 70 mil. O maior mercado consumidor é a China. Nesta semana, ativistas “libertaram” cerca de 150 chinchilas das gaiolas de um criadouro em Itapecerica da Serra.

Indígenas
A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo fará reunião na segunda-feira para tratar de violações dos direitos dos povos indígenas e das comunidades tradicionais desde a ditadura militar, em conjunto com a Comissão Nacional da Verdade. “O genocídio de nosso povo é evidente”, disse Timóteo Verá Popyguá, cacique da aldeia Eldorado, em depoimento à Assembleia nesta semana. Antes os guaranis ocupavam grandes áreas, e agora estão confinados em pequenas áreas.

Transporte
A Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia aprovou nesta semana parecer favorável a projeto que desonera da tarifa de pedágio nas estradas estaduais os veículos de transporte de portadores de necessidades especiais. O projeto, de Marcos Zerbini (PSDB), prevê a isenção tanto para automóveis de passeio ou utilitários adaptados até vans e micro-ônibus utilizados para conduzir coletivamente pessoas com deficiência severa que necessitam de cadeiras de rodas. 




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