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Fanáticos por amuletos
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
12/12/2010 | 07:00
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Divulgação


Não há quem resista a um amuleto. Até os mais céticos já devem ter eleito um pingente ou outro objeto para proteção. Entre os preferidos? O escapulário. Famosos como Caetano Veloso, Michelle Pfeiffer e Shakira já se renderam às magias do tal 'patuá'.

E quando fala-se em escapulário no mundo das celebridades um nome é unanimidade: Francisca Botelho. A queridinha dos famosos é uma designer de joias mineira renomada tanto no Brasil quanto no Exterior. "Sempre gostei de usar joias com elementos de proteção e juntar as duas coisas, beleza e proteção me deixaram entusiasmada", afirma.

Francisca, no entanto, teve de suar muito para que suas criações fossem reconhecidas. Nascida em uma família classe média, mudou-se para Nova York e, para custear o curso de designer, trabalhou como garçonete.

No início de seu trabalho fazia joias com pedras preciosas, porém percebeu que no Brasil não existiam escapulários confeccionados com ouro. Descoberto o filão, não precisou fazer esforço para que as joias ganhassem notoriedade. /CWCW10"Nunca precisei sair em revista de celebridades para conhecerem meu trabalho. Ele se vende no boca a boca."

A designer diz que ainda hoje é uma operária da arte e trabalha muito. Cada peça demora, no mínimo, 15 dias para ficar pronta. Além do escapulário, ela tem o famoso 'Comigo Ninguém Pode', que representa todas as forças em uma só peça, e confecciona amuletos para todas as religiões. As joias custam a partir de R$ 890 e já conquistaram nomes como Naomi Campbell, Jeniffer Lopez, Valentino, Rodrigo Santoro, Mariana Ximenes, Guilhermina Guinle e Patrícia Pillar.

Para ela, além de prezar pela qualidade, essas pessoas têm em mente que existe uma força maior que rege o mundo, independentemente de religião. "A fé move montanhas seja qual for a sua."

DECORAÇÃO
Não é só no corpo que a religiosidade faz sucesso. A artesã Reila Salazar, nascida no interior de Goiás, sempre frequentou eventos religiosos e faz sucesso vendendo santos e relicários. Assim que veio para São Paulo começou a produzir o artesanato e criou a marca Santa Graça, também comercializada no Grande ABC. "Reinventei essa história de uma forma mais moderna, espalhafatosa, colorida", explica.

Os santos são de gesso e recobertos com tecido e o preço varia de R$ 159 a R$ 280. Chega a vender 500 deles por mês e 3.000 relicários, no Brasil e Exterior.

 




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