Memória Titulo Memória
Chafarizes paulistanos. E do Grande ABC
Ademir Medici
23/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Prefeitura de São Paulo acaba de recuperar o monumento mais antigo da Capital, o obelisco do Largo da Memória, junto ao qual existiu um chafariz público. A municipalidade paulistana tem planos para preservar e/ou recuperar outros chafarizes, nestes tempos de escassez de água. E o Grande ABC?

A região, em suas sete cidades e vários distritos, teve e tem pontos públicos de coleta de água, sem que uma política pública se apresente para preservar o que restou – e nem falamos em reconstruir o que se perdeu.

Os andreenses falam com saudades da biquinha do Primeiro de Maio, não a atual, da Avenida Portugal, onde está o Primeiro de Maio FC, mas a antiga, na Rua Luiz Pinto Flaquer, junto ao muro do desaparecido campo de futebol também do Primeiro de Maio.

Este é apenas um exemplo.

Nelson Cardoso Franco, desenhista e caricaturista que deixou história, desenhou, para o desaparecido semanário Borda do Campo, em 1951, um chafariz central de Santo André. Memória publicou o desenho original, em bico-de-pena, em 1988. Num outro momento, o mesmo desenho de Franco ganhou novo formato, na obra do infografista Agostinho Fratini, do Diário, e foi aqui publicado em 2010. É o mesmo desenho que publicamos hoje, juntamente com o chafariz do Piques ou da Memória, que celebra 200 anos de história.

O chafariz do Largo da Memória fica ao lado do Metrô Anhangabaú. O do desenho de Franco e Agostinho ficava numa das esquinas das ruas Bernardino de Campos e General Glicério, como contou Nelson Cardoso Franco, o que resumimos nos tópicos seguintes:

As composições da SPR (São Paulo Railway) necessitavam de água. A companhia ferroviária construiu um reservatório na Avenida Portugal. Como a água era abundante, a SPR fez uma sangria na adutora e colocou um cano de três quartos fixado em um trilho e uma torneira de apertar.

Moradores do sobradão, das casinhas e vizinhança usavam a água para beber, cozinhar e lavar roupas em tinas que formavam pequena lavanderia, “muito cômoda e útil para o tempo”, relembrava Nelson Cardoso Franco.

As casinhas da paisagem foram demolidas em 1913, e o sobradão em 1926.

ENGENHARIA

Informa Byron Gaspar, no livro Fontes e Chafarizes de São Paulo (1967), que coube ao engenheiro militar Daniel Pedro Muller a construção da chamada estrada do Piques, em 1814, para facilitar as comunicações entre a Capital e o Interior. Entre as obras fazia parte a formação do Largo da Memória.

Os trabalhos ficaram prontos em 1815. Paredão na Rua Xavier de Toledo, obelisco e chafarizes foram construídos pelo mestre pedreiro Vicente Gomes Pereira, sob a direção do engenheiro Muller.

Curiosidade: Daniel Pedro Muller foi o mesmo engenheiro que desenhou a atual Rua Marechal Deodoro, em São Bernardo, e suas primeiras transversais, onde está o Largo da Matriz da Boa Viagem – obras iniciadas em 1814 e que significaram a primeira mancha urbana do Grande ABC.

E HOJE

Percorram os bairros e descubram nossas bicas, formadas por nascentes da velha Borda do Campo. A pauta desta página Memória é extensa. Colocamos mais um item: mostrar essas nascentes. E sugerir a quem for de direito a recuperação de todas elas, em respeito à natureza, ao passado histórico e – mais que tudo – à necessidade de se ter mais opções nestes tempos em que a água vai escasseando.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 23 de outubro de 1984 – ano 27, nº 5654

Manchete – Colégio Eleitoral terá delegados escolhidos secretamente

Ribeirão Pires – Município poderá ter a primeira estação de tratamento de água do Grande ABC.

Movimento Sindical – Greve na Aços Villares de São Caetano por 110% do INPC.

Polícia – Assassinato de menino de 10 anos abala o bairro Alvarenga, em São Bernardo.

Em 23 de outubro de...

1909 – Lei nº 43, do município de São Bernardo, aprova o primeiro Código de Posturas Municipais da região.

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: os aliados melhoram diariamente a sua situação; a vitória russa na região de Varsóvia.

1919 – Aderem à greve dos trabalhadores da Light os operários canteiros, tecelões, metalúrgicos e da construção civil de Santo André, São Bernardo e São Caetano. A polícia fecha os sindicatos operários e impede toda reunião. Muitas prisões são registradas.

- Armando Zoboli, cantor lírico, nasce em São Bernardo.

1974 – Prefeito Valdirio Prisco anuncia o alargamento da Avenida Francisco Monteiro, em Ribeirão Pires.

Santos do dia

- João de Capistrano (Abruzzos, Itália 1386 - Villach, Áustria 1456). Sacerdote. Deixou uma obra escrita em 17 volumes.

- João Bondoso

- Vero

Hoje

- Dia da Aviação Brasileira

- Dia do Aviador

- Dia de Santos Dumont

Capital brasileira

Hoje é o aniversário de Rio Branco (AC), fundado em 1912.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;