Esportes Titulo Azulão
São Caetano dá início à nova tentativa de voltar à elite do futebol brasileiro

Primeiro teste é nesta sexta-feira, contra o Bragantino, no Interior; clube se preparou e contratou dez reforços

Por Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
08/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O São Caetano inicia hoje, às 21h, diante do Bragantino, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, a caminhada rumo à elite do futebol brasileiro. É o terceiro ano seguido que o clube, duas vezes vice-campeão da Primeira Divisão do Nacional (2000 e 2001), disputa a Série B.

Para que mais uma vez o acesso não escape por entre os dedos, o Azulão, que fez campanha modesta no Paulista (terminou em 11º lugar), trouxe dez reforços, três deles apresentados ontem.

Comandante do grupo que obteve o acesso à elite com o Santo André no ano passado, o técnico Sérgio Soares afirmou não haver fórmula mágica para o São Caetano voltar ao topo.

"Nunca se repete uma estratégia de um ano para o outro. Não é como receita de bolo. O que dá certo em um (clube) pode não dar no outro. O essencial, no entanto, é ter uma linha de trabalho e os jogadores, espírito vencedor. É ter um time que não se entrega nunca", avaliou o treinador.

Para Soares, o perfil do time que estreia hoje na Segundona é de estilo compactado no setor defensivo e veloz no ataque. "Sempre foi uma característica das equipes que comandei. Aqui não será diferente. Quando não se tem a bola é preciso marcar, mesmo no ataque. Um grupo é vencedor quando o trabalho é coletivo", explicou.

O Azulão não poderá contar esta noite com o volante Dias. O jogador não se recuperou das dores musculares na coxa esquerda e foi vetado pelo departamento médico. O incômodo surgiu no fim-de-semana, durante os treinos do time em Águas de Lindóia, onde o grupo fez a intertemporada.

O técnico tem como opções para a posição Tobi, Ademir Sopa, Perdigão e Diogo Orlando. O lateral-esquerdo Vando, titular em boa parte do Paulistão, e os atacantes Cascata e Tatu seguem em tratamento médico e só devem retornar aos campos em um mês.

A exemplo do São Caetano, o Bragantino manteve a base da equipe que disputou o Estadual. Os dois treinadores preferiram fazer mistério e não confirmaram os times que mandarão a campo.

Nos três últimos confrontos entre os clubes, o Bragantino venceu dois e o Azulão, um. No último encontro, pela 17ª rodada do Paulistão, a agremiação do Interior goleou em casa (6 a 1). A outra vitória (2 a 1) foi na segunda fase da Série B do ano passado. O São Caetano venceu o duelo pela fase inicial da competição - 2 a 0.

Amigo de Pato estreia com a camisa do Azulão

Formado nas categorias de base do Inter de Porto Alegre juntamente com Alexandre Pato, hoje no Milan, o meia-atacante Roger, que atualmente mal consegue falar com o amigo, não esconde a euforia da estreia com a camisa do Azulão na Série do Brasileiro. É a primeira vez que ele disputa o torneio.

"Sei que é uma competição diferente. Às vezes, a força prevalece mais do que a técnica. Embora não possua grande torcida, o São Caetano tem estrutura de time grande. A cobrança aqui certamente não será menor do que em outros clubes e estou ciente da responsabilidade de ajudar o time a obter o acesso", afirmou Roger.

Em 2008, o meia foi campeão gaúcho com o Inter. No segundo semestre, atuou pelo Naútico e realizou apenas um jogo como titular no Brasileiro. Neste ano, disputou o Paulista pelo Mirassol e fez quatro gols.

Clube apresenta outros três reforços

O São Caetano apresentou ontem três reforços: o meia Danilo Rios (ex-Porto Alegre) e os atacantes Marinho (ex-Noroeste) e Anderson (ex-Porto Alegre). Esse último é o único já registrado na CBF e que pode estrear hoje.

Dos três, apenas Marinho já disputou a Série B, pelo Atlético-MG, em 2006. Fez 19 gols. "É um torneio difícil, mas me identifico muito com ele. A técnica, às vezes, fica para trás", afirmou.

Com o passe preso ao Grêmio, Danilo realizou apenas cinco jogos com a camisa do Guarani e rescindiu o contrato, que venceria em junho.

O atacante Anderson defendeu o Porto Alegre (time dirigido por Assis, irmão de Ronaldinho) na Segundona do gaúcho deste ano e o Esportivo, de Bento Gonçalves, na Série C, em 2008.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;