Economia Titulo G-20
Crises da Ásia e da Rússia em 1999 originou reuniões
15/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


O G-20 (Grupo dos 20), fundado em 1999 depois das crises da Ásia e da Rússia para reunir à mesma mesa países ricos e emergentes, estará presente neste sábado em Washington, pela primeira vez em nível de chefes de Estado e de governo.

A cúpula, anunciada no dia 22 de outubro pela Casa Branca, busca coordenar uma resposta mundial à crise financeira e econômica, acelerada desde meados de setembro. Dela participarão 21 países industrializados e emergentes, assim como a UE (União Européia).

Os debates serão iniciados sábado às 13h de Brasília no National Building Museum, o museu de arquitetura da capital americana. Além dos países membros do Grupo dos 20 estarão a Espanha e a Holanda, convidados pela presidência francesa da UE. Não foi convidado o presidente do Congo, Denis Sassou Nguesso, escolhido por oito chefes de Estado africanos para representar o continente, com exceção da àfrica do Sul.

O FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Mundial também estarão representados. O G-20 reúne a cada ano os ministros de Finanças e governadores dos bancos centrais dos países do G-8 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia) junto com Argentina, Brasil, México, China, Índia, Austrália, Indonésia, Arábia Saudita, àfrica do Sul, Coréia do Sul, Turquia e União Européia.

Sua criação foi decidida pelo G-7 num período de longas crises sucessivas na àsia, Rússia e América Latina, o que levou a um aprofundamento do diálogo econômico entre as principais potências mundiais a fim de tentar resolvê-las ou evitá-las.

Os dirigentes do G-20 debatem em suas reuniões temas orçamentários, monetários, comerciais, energéticos e de crescimento.

O G-20 representa dois terços da população mundial e cerca de 90% do PIB (Produto Interno Bruto) do planeta.

O Brasil exerce atualmente a presidência anual do grupo; ano que vem, caberá à Grã-Bretanha.

A nomenclatura G-20 gera às vezes alguma confusão porque outro grupo que faz parte da OMC (Organização Mundial do Comércio), composto apenas por nações emergentes, também se denomina G-20 apesar de integrado hoje em dia por mais de 20 países.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;