Economia Titulo BNDES
BNDES: 'Saída da crise será difícil e lenta'
Por
07/11/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, informou que há uma "determinação do governo de acelerar os investimentos em infra-estrutura, minorar os efeitos da crise e criar um piso de crescimento da economia brasileira".

No mesmo discurso, na abertura do Simpósio Internacional Perspectivas do Desenvolvimento para o Século 21, promovido pelo Centro Celso Furtado, no BNDES, avaliou que, "provavelmente, a saída dessa crise será difícil e lenta".

A declaração referente à crise mundial contrasta com as feitas pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior, Miguel Jorge, na quarta-feira, de que no Brasil o pior já teria passado.

Coutinho justificou que "os sistemas bancários internacionais operavam com níveis de alavancagem muito altos e terão que passar por processo de desalavancagem que tomará muito tempo e que poderá, no percurso, produzir outras dificuldades financeiras".

Na visão dele, "estamos em um momento extraordinário em que as economias avançadas estarão mergulhadas em uma recessão cuja duração e intensidade ainda é difícil de avaliar".

Por outro lado, observou que as economias em desenvolvimento têm mais peso no comércio e na liquidez internacional, algumas "com reservas muito expressivas" e mercados internos fortes e oportunidades no setor de infra-estrutura. "Estamos em uma situação inédita em que a periferia pode ajudar o centro, e não o contrário", afirmou.

Coutinho ressaltou a importância do emprego como propulsor do mercado doméstico no Brasil. "O crescimento do emprego pode desacelerar, mas não pode despencar", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;