Economia Titulo IBGE
IBGE inicia pesquisa em cerca de 65 mil residências
Por
17/05/2008 | 07:09
Compartilhar notícia


Na segunda-feira, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) inicia as entrevistas em cerca de 65 mil residências em todo o País para a POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) 2008/2009, a mais completa desse tipo já realizada.

Um dos vários usos da POF é a atualização dos pesos dos itens nos índices de preços, inclusive o oficial para as metas de inflação, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). "A POF também dá consistência à pesquisa das Contas Nacionais (que informa o PIB - Produto Interno Bruto), já que o consumo das famílias, representa cerca de 60% do PIB", disse o presidente do IBGE, Eduardo Nunes.

Além disso, informou, a pesquisa é importante como base para uma série de políticas públicas sobre saúde, alimentação, energia e saneamento, entre outras. Deve ajudar ainda estudos sobre a pobreza.

A POF vai apurar as despesas coletivas das famílias como na última versão de 2002/2003. Mas a abrangência de conteúdo será maior. Vão entrar desta vez também os gastos individuais e, entre outros, dados sobre a utilização de energia elétrica e serviços e produtos para o desenvolvimento sustentável, como a coleta seletiva de lixo.

Outra novidade é a busca de informações sobre o consumo efetivo de alimentos e bebidas por parte de cada integrante das famílias visitadas. As pessoas serão medidas e pesadas, de bebês a idosos. Fora os dados objetivos, os entrevistados darão sua opinião sobre as condições de vida deles.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;