Cultura & Lazer Titulo Virada Cultural
São Bernardo na virada

Durante 24h, cidade terá shows, cinema, dança, teatro e circo com entrada franca

Por Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
17/05/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Inspiradas nas Noites Brancas de Paris, Madri e Bruxelas, as viradas culturais vieram para ficar. A última, paulistana, reuniu 4 milhões de pessoas. De hoje para amanhã, São Bernardo espera receber no mínimo 20 mil em busca de música, cinema, teatro, dança e literatura. A cidade é a primeira da região a ser incluída na Virada Cultural Paulista. O evento ocorre simultaneamente em 19 cidades e é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura com as prefeituras locais.

"É até desnecessário comentar a importância da inclusão de uma cidade do Grande ABC na Virada", comenta o coordenador André Sturm. O também cineasta (acaba de lançar nesta semana o delicado drama Bodas de Papel) está na correria, mas não disfarça o entusiasmo ao comentar a essência das maratonas culturais. "O importante é esse espírito de ocupação da cidade que elas motivam nas pessoas", diz.

Outra característica é a mistura de artistas reconhecidos nacionalmente com expoentes da produção regional. Pelo palco principal no Paço, por exemplo, passará o pop rock do CPM 22 e o rap engajado de Walter Limonada, de São Bernardo. A abertura oficial é hoje, às 18h, e a atração principal é o grupo Forgotten Boys, banda paulista para ouvidos iniciados em Ramones, Iggy Pop e MC5, ou seja, coisa boa e pesada.

A Prefeitura promete infra-estrutura e segurança. Fazem parte do esquema 32 banheiros químicos; uma ambulância; uma unidade móvel de saúde; 10 brigadistas da Brigada de Incêndio da Prefeitura; 70 homens da Guarda Civil Municipal e 60 da Polícia Militar, divididos entre o sábado e o domingo, além de 20 seguranças diante do palco principal.

Haverá praça de alimentação. A ETC (Empresa de Transportes Coletivos) colocará ônibus adicionais em circulação, e em horários especiais; no total serão entre 15 e 20 coletivos extras, a partir das 22h do sábado até as 20h do domingo. Os principais destinos são os bairros da periferia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;