Cultura & Lazer Titulo Cinema
O filme sobre um filme

Dirigido e estrelado por Ben Affleck, 'Argo' apresenta realidade
mais estranha que ficção; longa-metragem estreia nesta sexta

Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
09/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Um engenhoso enredo cinematográfico vira pano de fundo para uma surpreendente trama em Argo, que estreia hoje com cópias em salas da região e da Capital. Dirigido e estrelado por Ben Affleck, o longa-metragem baseado em história real conta sobre o resgate de seis diplomatas norte-americanos durante uma grave crise no Irã.

A trama se passa na virada da década de 1980, após uma breve contextualização dos fatos que desencadearam a Crise dos Reféns, ocasião em que rebeldes iranianos mantiveram presos 52 norte-americanos por 444 dias.

A revolta era contra o asilo político oferecido pelo governo norte-americano ao xá Mohammad Reza Oahlavi. Os Estados Unidos, que ajudaram a pôr o homem no poder para contemplar seus interesses econômicos, tiraram o homem de circulação do país e revoltaram os locais, que queriam que ele fosse julgado e punido pelos seus crimes no Irã.

Além dos reféns, sobraram seis diplomatas que conseguiram fugir e se esconder na casa do embaixador canadense. É aí que a realidade fica mais estranha do que a ficção. Para recuperar os fugitivos, um mirabolante plano é armado. Tony Mendez (Affleck), oficial da CIA, planeja resgatar os reféns fingindo entrar no Irã para gravar um filme. Levanta a produção, desenvolve enredo, contrata equipe e até marca coletiva de imprensa internacional para não levantar nenhuma desconfiança.

Sem muito aprofundamento das questões mais sérias que a história evoca, principalmente do lado iraniano , o filme relata o episódio e brinca bastante com o mundo das ilusões hollywoodiano, afinal só a sugestão de uma superprodução já é suficiente para municiar um batalhão para uma fuga incrível.

O roteiro foi retirado de arquivos secretos que vieram a público no segundo governo de Bill Clinton. Segundo críticos do mundo todo, que se mostraram entusiasmados com a história e o desenvolvimento do longa, são grandes as chances de Argo levar a estatueta de melhor filme do próximo Oscar. Affleck, que chega à terceira direção, mostra que seu trabalho é sério à frente e por trás das câmeras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;