Setecidades Titulo Educação
No feriado, alunos devem descansar para o Enem
Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
02/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Diferentemente das outras edições, neste ano o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que será realizado amanhã e domingo, será antecedido por um feriado. Hoje, quando se celebra o Dia de Finados, é oportunidade para os candidatos descansarem. Para aliviar o estresse acumulado, vale ir ao parque, ficar com amigos ou jogar videogame. Só não pode passar o dia mergulhado nos livros.

A recomendação dos especialistas é que, no máximo, o conteúdo estudado seja revisado de forma rápida. "Os jovens podem acordar mais tarde e até ler por algumas horas, mas nada de varar a noite estudando", diz o coordenador do Singular Anglo-Vestibulares, Claudio Ferreira.

Apesar da recomendação para que o dia seja aproveitado com atividades que tragam prazer, a balada deve ser descartada, destaca o educador pós-graduado pela USP (Universidade de São Paulo) Claudio Paris. Dormir cedo é a melhor saída para um sábado sem ressacas ou cansaço. "Uma boa dica é se reunir com os amigos para um filme e bate-papo."

Conforme orienta Ferreira, os estudantes também podem aproveitar para organizar o material necessário para a realização da prova - documento com foto, cartão de inscrição e caneta de tinta preta transparente -, além de visitar o local onde o exame será realizado com antecedência. "É preciso saber como e quanto tempo leva para chegar à escola para não haver atrasos".

O clima de tensão está em evidência entre os frequentadores de cursinhos pré-vestibulares e alunos do 3º ano do Ensino Médio. Isso porque o Enem abre a maratona dos principais vestibulares do País. "No próximo fim de semana temos Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e depois vem Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) e Fuvest", esclarece Paris.

Os educadores chamam a atenção ainda para a importância da participação da família nesse momento da vida do vestibulando, além da autoconfiança. "De certa forma todos estão preparados e, além do mais, ninguém vai acertar todas as questões, por mais que tenha estudado", diz Ferreira.

Neste ano, o Enem bateu recorde no número de inscritos. Serão 5.791.290 participantes, sendo São Paulo o Estado com mais pessoas inscritas: 932.493. No Grande ABC, a UFABC (Universidade Federal do  ABC) e a Unifesp Diadema (Universidade Federal de São Paulo) aceitam o exame como única forma de seleção.

DESCANSO PARCIAL

Acostumada a estudar cerca de 14 horas por dia, a estudante Kátia de Freitas Santos, 20 anos, fará diferente hoje. A jovem prometeu para si mesma que depois de uma ‘revisada light' descansará e aproveitará a tarde ao lado dos amigos. "A gente anda meio estressado e até tratando mal as pessoas, mas é sem querer", justifica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;