Política Titulo Tecnologia
Donisete quer internet em ônibus
Por Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
19/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O candidato a prefeito de Mauá pelo PT, Donisete Braga, apresenta proposta ousada na reta final da campanha. O petista revelou ontem a disposição em discutir a implantação de internet grátis nos ônibus com os donos das empresas que operam o transporte coletivo da cidade. A ideia, embrionária, seria formatada após a eleição, caso seja eleito dia 28.

O prefeiturável ressaltou que a proposta depende de estudos. Nenhuma das outras seis cidades do Grande ABC conta com iniciativa semelhante. Apesar disso, a internet grátis nos ônibus já é realidade em cidades do Rio Grande do Sul e do interior de São Paulo. Na Capital, o vereador David Soares (PSD) apresentou projeto de lei em maio que dispõe sobre a implantação do sistema. Pelo texto, 90% da frota estaria contemplada até o fim de 2014.

O programa seria uma das vertentes do projeto Cidade Digital, inserido no plano de governo de Donisete, que prevê oferecer acesso gratuito à internet para todos os moradores de Mauá. A proposta ainda projeta a informatização da rede de serviços públicos, "com governo eletrônico rápido e eficiente".

"Vamos estudar um sistema dentro do novo modelo de transporte que pensamos para Mauá, que deve estar em sintonia com a Cidade Digital. Quero dialogar com os empresários sobre quais mecanismos poderemos adotar para democratizar o acesso à informação", sintetizou o candidato.

As linhas de ônibus da cidade são divididas em dois lotes, operados pelas empresas Barão de Mauá e Leblon. As companhias transportam aproximadamente 100 mil passageiros por dia. "O usuário poderá acessar livremente a internet, podendo se informar e entreter durante os deslocamentos. É uma proposta de modernidade e inovação para a região e que atende às necessidades da juventude de se manter conectada", afirmou o petista.

Caminhada - Além de revelar o interesse em implantar internet nos ônibus, Donisete Braga reafirmou ontem o "compromisso" pela revitalização do Centro de Mauá. Ele caminhou pela região ontem à tarde com vereadores eleitos por sua coligação.

"Da mesma forma que o PT (no primeiro governo de Oswaldo Dias) revitalizou o Centro em 1998, assumo o compromisso de resgatar o conceito que existia na Praça 22 de Novembro quando cheguei a Mauá (em 1976), fazendo dela o ponto de encontro das famílias", discorreu. O prefeiturável rotulou a região como o "coração" da cidade, "que precisa ser bem tratado".

 

Petista mantém pés no chão após pesquisa

"Não tenho o que comemorar." O comentário cético foi proferido por Donisete Braga (PT), após o candidato ser questionado sobre a sua avaliação referente ao resultado da primeira pesquisa de intenções de voto do Diário no segundo turno. O estudo publicado ontem mostra o petista numericamente à frente de Vanessa Damo (PMDB): 41,5% a 39,7% (51,1% a 48,9% dos válidos). Considerando a margem de erro de três pontos percentuais, ambos estão tecnicamente empatados.

Apesar do cenário de igualdade, este é o primeiro levantamento do Diário que aponta Donisete à frente da adversária, mesmo que numericamente. "A melhor pesquisa é o resultado das urnas. Foi assim no primeiro turno", comparou.

O candidato figurou em segundo lugar em todas as sondagens realizadas nos três meses iniciais de campanha. No entanto, terminou a votação do dia 7 em primeiro lugar, com 38,34% dos votos válidos - Vanessa conquistou 33,9%.

Ontem, a dez dias do segundo turno, Donisete Braga descartou mudar a estratégia que deu certo na primeira fase: apresentar propostas e incentivar a comparação dos três governos do PT (todos encabeçados pelo prefeito Oswaldo Dias) com os dois de Leonel Damo (1983 a 1988 e 2005 a 2008), pai de sua oponente.

"Peço a quem votou em mim que mantenha a confiança. E, a quem votou 15, 23, 14, 22, 45, 43 e 50, que venha somar conosco. Quero, através do voto popular, fazer uma grande gestão", afirmou, citando os números de todos os concorrentes do primeiro turno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;