Memória Titulo Memória
Time de fábrica, time do bairro...

Permanecemos em Nova Petrópolis, São Bernardo

Camila Galvez
03/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Permanecemos em Nova Petrópolis, São Bernardo. José Roberto Camargo nos repassa as fichas técnicas de dois antigos e desaparecidos clubes locais: Koppers Futebol Clube e Esporte Clube Nacional.

KOPPERS – Time da fábrica que lhe emprestou o nome. Sobreviveu entre 1953 e 1976, quando assumiu novo nome: Plásticos Monsanto Futebol Clube, para desaparecer em 1981. Entre os jogadores, Cláudio Silingardi. Ele trabalhou na indústria de 1961 a 1981 e jogou no time.

A Koppers fabricava produtos químicos. Ficava no quarteirão entre as ruas Princesa Maria Amélia, Wallace Simonsen, Princesa Francisca Carolina e Pery Ronchetti. O campo de futebol, em frente à empresa, na Rua Princesa Maria Amélia, entre a Avenida Wallace Simonsen e a Pery Ronchetti.

A Pery Ronchetti, marginal ao Córrego Saracantan, não existia, sendo aberta e inaugurada muitos anos depois.

NACIONAL – Homônimo ao Nacional de Vila Vivaldi. Fundado em 15-6-1954. Ponto de referência: Rua Sergipe. Antecedeu à Avenida Prestes Maia – hoje faria esquina com a via, inaugurada na primeira metade da década de 1970. Sua sede, ponto de encontro e guarda de troféus era o Bar do Bidula. Não tinha campo e mandava seus jogos no campo do Estrela e do Universo.

SUGESTÃO DE PAUTA – Prezado Camargo, vamos descobrir quem foi o Bidula. Seu nome completo. Se o prédio ainda existe. Se os troféus foram salvos – alguns, ao menos.

Da obra de Mario Mastrotti no Diário,

Cubinho em Armamentos.

Visite exposição na biblioteca Central da UMESP.

Até 31 de julho.

A Copa de 1958

A mais romântica das copas, a de l958, foi por mim acompanhada através de um rádio transistor, no ex-quarteirão do sossego de São Bernardo, em plena Rua Marechal Deodoro, entre as ruas Tenente Sales e Américo Brasiliense. Ali meu pai tinha seu escritório imobiliário.

O chiado fazia parte das transmissões de Edson Leite, que dizia: “meu cronômetro marca. Placar em Gotemburgo, na Suécia. O Brasil vence”.

No segundo tempo, ou vice-e-versa, entrava o eclético Pedro Luiz. Ele indicava a posição dos times em campo, a colocação dos jogadores. E o chiado do transistor continuava.

Como a seleção saiu do país meio que desacreditada, apesar de golear o Corinthians por 5 a 0, no Pacaembu, a confiança foi adquirida quando a seleção goleou a França, e repetiu a dose na final.

Eu e a rapaziada vibrávamos. Parecia que o País estava livre dos complexos do Nelson Rodrigues. Até que enfim o Brasil fazia parte do mundo.

José Carlos Soares de Oliveira, advogado de São Bernardo

Festa no Parque Miami

Neste sábado tem show de forró com Izaias dos Teclados e a quadrilha de adultos. O Arraial da Alegria situa-se junto à Comunidade São Paulo Apóstolo: Rua Pintassilva, 648, logo depois do Pedroso.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 3 de julho de 1984 – ano 27, nº 5560

Manchete – Geisei (Ernesto, ex-presidente da República) convence Aureliano (Chaves, vice-presidente civil) a adiar saída da sucessão

Destaque local – Só promessas para os desempregados.

Em 3 de julho de...

1929 – Congregação de Nossa Senhora da Candelária, de São Caetano, envia representação ao superintendente da Light and Power pedindo a extensão da rede de iluminação elétrica até a igreja no alto do Monte Alegre.

1959 – O ministro do Trabalho, Paulo Marzagão, informa, no Palácio dos Campos Elíseos, sede do governo estadual de São Paulo, que se avistara novamente com os dirigentes da greve dos têxteis da Fiação e Tecelagem Santo André, mas nada conseguira, uma vez que as partes continuam irredutíveis.

Hoje

Dia do Algodão

Município Paulista

Hoje é o aniversário da Estância Águas da Prata. Elevado a município em 1935, quando se separa de São João da Boa Vista.

Santos do dia

Anatólio

Leão II

Tomé, israelita e que foi um dos 12 apóstolos de Jesus. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;