Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Qual foi o primeiro foguete?

Muitos cientistas trabalharam por anos até que a viagem espacial se tornasse possível

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
30/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Pode-se dizer que os primeiros foguetes apareceram com a invenção da pólvora (substância que queima com rapidez), utilizada pelos chineses desde o século 11. Inicialmente, era usada na fabricação de fogos de artifício e para lançá-los a longas distâncias, em direção ao céu.

Entre o fim do século 19 e princípio do século 20, surgiram os primeiros cientistas que pensaram que o foguete serviria como veículo aeroespacial tripulado, feito para viajar até o espaço transportando pessoas. Entre os estudiosos destacam-se o russo Konstantin Tsiolkovsky, o alemão Hermann Oberth e o norte-americano Robert Hutchings Goddard.

Mas foi em 1957 que o foguete R-7 lançou em órbita o primeiro satélite artificial chamado Sputnik 1. Construído pelos soviéticos, era esfera metálica de 84 kg e 58 centímetros de diâmetro. Transmitiu sinais para a Terra por 21 dias.

Nessa época, todos se voltavam para a corrida espacial, disputa entre Estados Unidos e União Soviética (comandada pela Rússia e que não existe mais) pelo domínio da exploração do espaço. O fato histórico influenciou muito as atividades de foguetemodelismo, atraindo milhares de curiosos, estudantes e profissionais para trabalhar na futura indústria aeroespacial.

DEFINIÇÃO
Foguetes são veículos que se deslocam em alta velocidade, destinados ao transporte de cargas e pessoas ao espaço. Podem ser classificados quanto ao tipo (foguetes de sondagem e veículos lançadores de satélites, por exemplo). O motor-foguete ou propulsor é seu principal componente. É ele que transporta a energia necessária para movimentar a espaçonave.

Soviéticos lideram corrida espacial

O primeiro ser vivo enviado ao espaço foi a cadelinha Laika. Ela viajou no foguete Sputnik 2, lançado pelos soviéticos em 3 de novembro de 1957 – um mês depois do satélite Sputnik 1. Acredita-se que a cachorra morreu durante a viagem, cerca de sete horas após o lançamento.

Além do satélite e do animal, a União Soviética foi responsável pelo primeiro homem no espaço. O feito histórico foi realizado pelo russo Yuri Gagarin. Ele partiu em 12 de abril de 1961 no foguete Vostok 1, que pesava 4.725 kg. Quando Yuri viu nosso planeta do espaço disse a famosa frase: “A Terra é azul”.

Em 16 de junho de 1963, os soviéticos colocaram em órbita a primeira mulher: Valentina Tereshkova. Em 1965, realizaram mais um sonho; amarrado à espaçonave Voskhod 2, o astronauta Aleksei Leonov deu o primeiro passeio pelo espaço.

Saiba mais

Os ônibus espaciais existentes consomem 9 toneladas de combustível por segundo para serem colocados em órbita. Hoje, novos tipos de motores são criados para economizar combustível. Os primeiros testes estão previstos para 2018.

Cada país usa um tipo de tecnologia para fabricar foguetes. Os materiais devem ser leves e resistentes a altas temperaturas. No caso do ônibus espacial, as placas que o compõem são de cerâmica ou sílica.

O veículo espacial Sputnik 1 foi o primeiro de outros nove de mesmo nome. O Sputnik 10 foi lançado em março de 1961.



Patrick Carvalho Marçal dos Santos, 9 anos, de São Caetano, fica curioso quando o assunto é espaço. O menino é apaixonado por foguetes. “São muito grandes. Fico pensando como chegam até o universo e como o primeiro foi construído.” Para Patrick, os foguetes surgiram há muito tempo. “Mas não sei a data certa.” Segundo o garoto, é legal ver como voam rápido e conseguem ir até tão longe. “Imagino como os astronautas são bem treinados para dirigir as espaçonaves.”

Consultoria de Marcos Calil, coordenador científico do Planetário e Teatro Digital de Santo André (Planetário Johannes Kepler, da Sabina), e Eduardo Quintanilha, engenheiro físico e integrante da diretoria de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da Agência Espacial Brasileira.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;