Setecidades Titulo Religião
Fiéis homenageiam Nossa Senhora dos Navegantes

Festejos incluíram missas, procissões terrestres e náuticas e benção das embarcações

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
03/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O domingo ensolarado foi dia de homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos trabalhadores das águas, em São Bernardo e Diadema. Cerca de 1.000 pessoas acompanharam os festejos, que incluíram celebrações eucarísticas, procissões terrestres e náuticas e bênção das embarcações às margens da Represa Billings nas duas cidades, pela manhã.

Em Diadema, a celebração religiosa começou por volta das 8h com a tradicional procissão náutica, que partiu do Acampamento dos Engenheiros, na Estrada dos Alvarenga, até a prainha da Estrada da Pedreira-Alvarenga. Por volta das 10h30, as oito embarcações que traziam o andor com a imagem foram avistadas pela comunidade da paróquia que leva o nome da santa.

Conduzida pelo padre Odair Ângelo Agostín, acompanhado pelo prefeito Lauro Michels (PV) e pela deputada estadual Ana do Carmo (PT), a padroeira foi recepcionada pelos fiéis sob hinos de louvor, aplausos e fogos de artifício. “A cada ano a fé do povo aumenta e podemos observar que novas gerações passam a acompanhar a procissão”, diz o seminarista da igreja, Diogo. A procissão seguiu a pé até a paróquia, onde foi realizada a coroação da imagem da santa e distribuição de bolo de 20 metros de comprimento.

A diarista Marilza Rosa da Silva Gomes, 48 anos, foi uma das moradoras do bairro, na região do Eldorado, que enfrentou sol forte e calor intenso para expressar sua fé. “Todos os anos faço questão de participar. Buscamos força para fortalecer nosso dia a dia e agradecemos as graças recebidas”, destaca. Para a dona de casa Antônia Xavier da Cruz, 70, a festa traz boas recordações. “Desde criança minha família tinha tradição de participar de festas religiosas”, conta.

A programação dos festejos seguiu até a noite, quando a população pôde acompanhar shows com as duplas Pedro Henrique e Rafael, Alex Sandro e Marcelo e Rionegro e Solimões no Parque Ecológico Fernando Vítor de Araújo Alves, no Eldorado.

SÃO BERNARDO

A 61ª festa em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes em São Bernardo teve início por volta das 9h15, com missa na Paróquia São João Batista, ministrada pelo frei Nilso Cignachi, no Riacho Grande. Em seguida, a comunidade seguiu em procissão pelas ruas do bairro até chegar à Avenida da Praia, onde foi concedida bênção das embarcações e iniciada procissão náutica.

Cerca de dez embarcações, entre barcos de pescadores e lanchas, participaram da procissão náutica pela Represa Billings, que passou por seis marinas e fez pausa para saudação à padroeira em uma capela no Bar Fazendinha, na comunidade ribeirinha do Tatetos. “É muito emocionante. Vim participar da missa e fui surpreendida com essa festa linda”, revela a manicure e diarista Ângela Aparecida Ribeiro, 50, moradora do Jardim Irajá.

HISTÓRIA

A fé em Nossa Senhora dos Navegantes teve início por volta do século 15, tendo em vista a tradição de navegadores europeus em pedirem a proteção da santa para enfrentar os perigos do mar e retornar para casa a salvo.

Na região, a devoção começou em 1953, com a construção de capela nas proximidades da Represa Billings, local conhecido como Baía do Eldorado.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;